Jovens mulheres, principalmente de países ricos, têm apresentado sinais de um transtorno alimentar conhecido como “drunkorexia”.
As pessoas afetadas pulam refeições para reduzir a ingestão de calorias de alimentos, substituindo-as pelas calorias de bebidas alcoólicas.
Para se ter uma ideia, um copo de 400 ml de cerveja tem, em média, 197 calorias, o equivalente a uma fatia de pizza.
Apesar de não ser clinicamente reconhecido, o problema atinge quase 60% das estudantes de graduação de países ricos, de acordo com estudo realizado em 2016. “Eu costumava pular refeições na universidade para não ficar inchada à noite”, afirmou uma mulher de 23 anos que preferiu não se identificar, em entrevista ao Independent. “Definitivamente é (uma prática) comum, muitos dos meus clientes me perguntam se deveriam perder o jantar para compensar o que planejam beber”, acrescentou. De acordo com a nutricionista Rhiannon Lambert, o comportamento não afeta apenas jovens e está relacionado a uma dieta com “efeito sanfona”, na qual o peso retorna logo após a perda.
A especialista alertou que dietas de contagens de calorias podem ser uma das causas do problema. “Essas situações devem envolver o atendimento hospitalar e uma equipe de profissionais de saúde para apoio do doente paciente”, recomendou.
Fonte: bahianoticias.com.br