Ao longo dos anos, o corpo da mulher passa por várias mudanças e, em alguns casos, uma pílula anticoncepcional que funcionava perfeitamente no passado começa a causar desconfortos e problemas que podem indicar a necessidade de substituição do medicamento.
De acordo com a ginecologista Mariana Rosário, não existe um tempo médio para a pílula começar a ficar incompatível com o organismo feminino e, na realidade, isso pode nunca acontecer. Mas prestar atenção aos sinais que o corpo dá é fundamental para procurar um ginecologista e conhecer possibilidades de trocas no contraceptivo.
Quando devo trocar a pílula anticoncepcional?
A mulher pode notar alterações físicas e até mesmo emocionais que sinalizam uma possível necessidade de substituir uma marca de anticoncepcional por outra. A troca só deve ser feita com orientação médica e é indicado quando há:
Dores de cabeça
Dores de cabeça constantes ao ingerir a pílula anticoncepcional estão relacionadas à variação rápida do estrogênio no sangue, afirma o ginecologista e obstetra Domingos Mantelli. Em alguns casos, o problema pode resultar até mesmo em fortes enxaquecas.
Sangramento fora do período menstrual
Os escapes, ou seja, o sangramento no meio da cartela, fora do período menstrual, também podem indicar uma necessidade de troca de pílula. O fenômeno normalmente ocorre com o uso de anticoncepcionais com níveis hormonais mais baixos, que não se adequam com o organismo da mulher, explica o ginecologista e obstetra Jurandir Passos.
Cólicas constantes
Se as dores abdominais intensas estão aparecendo com uma frequência maior, a mulher deve procurar um ginecologista e realizar exames para saber se a causa está no tipo de pílula que toma. Se a relação for confirmada, o ideal é substituir o medicamento.
Náuseas
Enjoos nos primeiros 3 meses de adaptação com uma pílula podem ser normais. No entanto, se o problema persistir após este período, consulte um médico. As náuseas podem ocorrer por causa da grande quantidade de hormônios presente no medicamento.
Alterações emocionais
Irritação e mau humor constantes também podem indicar necessidade de troca de pílula anticoncepcional. A dosagem hormonal do medicamento pode estar causando os problemas emocionais. Pelo mesmo motivo, a mulher ainda pode sofrer com diminuição da libido.
Fonte: msn.com/pt-br