Após diversas rodadas de conversas, SBT e Disney não chegaram a um acordo, e a parceria da emissora de Silvio Santos com a gigante norte-americana acaba no dia 31 deste mês. A chefia de programação da rede já disparou um e-mail a todas as sucursais e afiliadas anunciando a nova grade, que passa a valer a partir de 1º de setembro. Nela, Dudu Camargo e Marcão do Povo aparecem como tapa-buracos.
O Primeiro Impacto, apresentado pela dupla, ocupará as duas horas deixadas pela Disney na programação de segunda a sexta-feira. Antes exibido das 6h às 8h30, o telejornal agora irá ao ar das 6h às 10h30.
Com quatro horas e meia de duração, Dudu Camargo ficará com a maior fatia do matutino, apresentando das 6h às 8h30. Marcão do Povo entrará logo na sequência e permanecerá no comando até o final.
“Segue nossa grade de programação válida a partir do 01º de setembro, durante todo o período de Propaganda Eleitoral. Peço atenção especial aos departamentos de Jornalismo de Brasília e Rio de Janeiro. Como o espaço destinado ao Primeiro Impacto será ampliado de forma considerável, haverá necessidade de equipes mobilizadas para este produto. Por favor, viabilizem isso”, diz o e-mail enviado na noite dessa quinta-feira (23), obtido pelo Notícias da TV.
O comunicado caiu como uma bomba nas sucursais do Rio e de Brasília. Fontes ouvidas pela reportagem dizem que há falta de equipe e equipamento para dar conta da nova demanda.
A chefia de Jornalismo, no entanto, deve comunicar ainda hoje (24) os reforços aprovados pela matriz. Serão disponibilizadas quatro equipes de link, um motolink e um helicóptero, além da contratação de dois repórteres para o Rio e um para Brasília. Todas as demais praças deverão estar de prontidão para suprir as demandas do Primeiro Impacto.
Na grade de sábado, o SBT ocupará o espaço da Disney com desenhos animados de seu acervo.
Aos domingos, o maior beneficiado será Celso Portiolli, que teve o seu Domingo Legal estendido. Até dia 26, ele segue em seu horário normal, das 13h às 15h, mas a partir de 2 de setembro iniciará às 11h e ficará no ar até as 15h30, como era até setembro de 2015, quando perdeu espaço para a Disney.
O fim da parceria entre SBT e Disney representa um rombo de R$ 200 milhões anuais ao caixa de Silvio Santos, que precisará encontrar meios de evitar um desastre em seu faturamento.
Outra possibilidade analisada é a ampliação do Fofocalizando, que pode vir a ganhar mais 30 minutos de duração por conta da alta procura de empresas interessadas em anunciar no programa de fofocas.
Procurado, o SBT não se manifestou até a publicação desta reportagem.
Fonte: noticiasdatv.uol.com.br