Foto: Dezenas de pessoas procuram o hge com sintomas da doença
O número de casos de chikungunya no Brasil cresceu de forma alarmante, pulando de 36 mil para mais de 260 mil, entre 2015 e 2016. O ministro da Saúde Ricardo Barros alerta que o número pode crescer em 2017.
O município de Eunápolis, no extremo sul da Bahia, embora a Secretaria de Saúde tenha tomado todas as medidas para o combate ao mosquito, mesmo assim, a doença se alastra por vários pontos da cidade, levando dezenas de pessoas, diariamente, a procurar o Hospital Regional com sintomas da chikungunya. Calcula-se que cerca de 100 pacientes que passam pela triagem todos os dias e de forma sequencial, estejam se queixando da doença.
O diretor do CCZ, em Eunápolis, Ricardo Batista disse nesta quarta-feira, 04, que todos os procedimentos foram feitos, cumprindo todos os ciclos, cabendo agora à população se prevenir, combatendo o mosquito em suas casas. Alguns infectologistas acreditam que o Brasil vive uma epidemia de chikungunya. A doença é danosa, deixa sequelas que dura até seis meses.
Para evitar a transmissão doença, é fundamental eliminar os focos de criação do mosquito transmissor. As medidas de prevenção são as mesmas que devem ser adotados ao combate a dengue.
Fonte: agazetabahia.com – Por: Jackson Domiciano