A Polícia Civil envolveu a sociedade local e regional na reforma da delegacia da cidade, sede da 23ª Coorpin.
Na noite desta quinta-feira, 20 de setembro, em mais uma reunião do grupo Corrente do Bem, liderado pelo ex-prefeito Neto Guerrieri, o delegado chefe regional da Polícia Civil, Moisés Damasceno, que reassumiu o cargo em 2017, fez uma breve palestra no Espaço Damázio, em Eunápolis, mostrando os resultados do trabalho da Polícia Civil na cidade e região. “Quando nós pensamos em segurança pública, nós temos que pensar em segurança pública não só de Eunápolis, mas em todos os município que compõem a Costa do Descobrimento, porque nós não estamos isolados numa ilha”, disse o delegado. “Nós vamos a todas cidades circunvizinhas”, concluiu o raciocínio.
Redução – Os números apresentados pelo policial apontam uma redução no número de homicídios de 2016 (110) para 2017 (54), “uma redução bastante significativa”, disse o delegado mostrando que o tráfico de drogas é a principal motivação dos homicídios. “Quem é envolvido com tráfico de drogas não vive muito tempo”, destacou Dr. Moisés, ao analisar a faixa etária das vítimas de homicídio.
Assaltos – Em 2017 a delegacia territorial de Eunápolis registrou apenas 16 casos de assaltos a estabelecimentos comerciais, quando esse número chegou a 50 em 2013. Os números apresentados apontaram ainda redução de assaltos a transeuntes e de roubo de veículos (carros e motos) de 2016 para 2017.
Nova delegacia – Dr Moisés Damasceno também mostrou fotos com o estado precário de como encontrou a delegacia de Eunápolis e revelou que procurou apoio de pessoas físicas e jurídicas para reformar o local, apresentando o projeto arquitetônico da nova delegacia, em fase de conclusão.
Estratégia para reduzir os homicídios – O chefe regional da Polícia Civil disse que a estratégia usada para reduzir os homicídios foi pegar os inquéritos policiais que estavam parados, identificar os autores de homicídios e prender os criminosos de forma qualificada. Dr Moisés mostrou fotos de homicidas e grupos criminosos que foram presos em Eunápolis e região agora durante a sua gestão na 23ª Coorpin (Coordenação Regional da Polícia Civil no Interior).
Ao final da palestra, o público presente fez perguntas ao delegado sobre diversos temas ligados à segurança pública, como a falta de uma delegacia especializada da mulher, as competências das polícias Civil e Militar, a relação da Educação com a violência, entre outros.
Corrente do Bem – Liderado pelo ex-prefeito Neto Guerrieri, o grupo Corrente do Bem se reúne periodicamente para discutir temas de interesse do município e propor políticas públicas que contribuam com o desenvolvimento local. É aberto à participação de qualquer cidadão de Eunápolis e tem como participantes o vice-prefeito Flávio Baiôco, diversos ex-secretários municipais, advogados, jornalistas, outros profissionais liberais, lideranças comunitárias, entre outras personalidades da vida pública na cidade.
Fonte: bahia40graus.com.br