O atraso nos repasses das verbas federais e estaduais para Educação e Saúde está deixando a prefeitura sem dinheiro em caixa, mas a gestão planejada está conseguindo diminuir o efeito da crise. A massa salarial, paga em dia aos servidores, injeta na economia da cidade mais de R$ 9 milhões. Além disso, o pagamento em dia aos fornecedores locais também movimenta um grande volume de recursos todo mês.
Todos os salários do mês de junho dos servidores municipais de Eunápolis devem ser pagos ainda nesta quinta-feira, 30, informou o secretário de Administração Arnaldo Vianna. Assim, o prefeito Neto Guerrieri mantém a escrita de pagar a folha dentro do mês, desde que assumiu o cargo em 2013. Mas a crise econômica e política está afetando as finanças da prefeitura.
“A crise econômica começa a agravar ainda mais a situação da falta de recursos nos municípios. O quadro já estava difícil e gora a situação está passando do limite do tolerável. Mas graças ao nosso planejamento, estamos conseguindo cumprir com todos os nossos compromissos até aqui e vamos continuar trabalhando para que essa crise não nos afete de forma efetiva”, garantiu o prefeito Neto, em uma reunião com representantes dos professores e APLB esta semana.
Na reunião estavam presentes ainda os secretários Arnaldo Viana (Administração) e Adail Brito (Educação), membros da diretoria da APLB Sindicato dos professores, cujo presidente interino é Egnaldo Correia, além de membros do Conselho Municipal de Educação, cujo presidente é Fabíolo Amaral.