Reconhecer os sintomas pode prevenir complicações e melhorar o bem-estar dos pacientes
Tempo seco, mudança repentina de temperatura e logo os hospitais ficam lotados de pacientes tentando identificar se os sintomas apontam para uma gripe ou se trata de uma crise alérgica. Compreender as diferenças entre essas condições é crucial para garantir um tratamento eficaz e evitar complicações desnecessárias, principalmente quando o quadro clínico atinge as crianças.
Médica e professora do curso de Medicina da Faculdade Pitágoras, Polyana Sena, destaca que, embora gripes e crises alérgicas compartilhem alguns sintomas semelhantes, como coriza e tosse, eles têm causas distintas e requerem abordagens diferentes para tratamento. “A gripe, causada por vírus, pode levar a sintomas graves, incluindo febre alta, dores musculares e fadiga. Já as crises alérgicas, que resultam de reações a alérgenos como poeira, pólen ou pelos de animais, geralmente provocam sintomas como espirros frequentes, coceira nos olhos e congestão nasal, mas não costumam causar febre”, esclarece a médica.
A médica aponta que é fundamental reconhecer se os sintomas são causados por uma infecção viral ou por uma reação alérgica, pois os tratamentos são bastante diferentes. “Enquanto antibióticos e antivirais podem ser necessários para a gripe, os antialérgicos e medidas para evitar os alérgenos são mais apropriados para crises alérgicas”, completa a Dra. Polyana.
Causas
Crise alérgica: causada por exposição a alérgenos como pólen, ácaros, pelos de animais e mofo.
Gripe: causada por vírus, como o influenza, e é contagiosa, passando de pessoa para pessoa.
Tratamento
Crise alérgica: deve-se evitar alérgenos e fazer uso de anti-histamínicos.
Gripe: repouso, hidratação e medicamentos para aliviar febre e dor, além do uso de antivirais em alguns casos.
Sintomas
Crise alérgica: coceira no nariz, olhos e garganta, além de coriza clara, espirros frequentes, olhos lacrimejantes e vermelhos.
Gripe: febre, dor de cabeça e no corpo, coriza mais densa e por vezes amarelada ou esverdeada, tosse seca ou produtiva e fadiga intensa.
Duração dos sintomas
Crise alérgica: os sintomas são persistentes e podem durar enquanto houver exposição ao alérgenos.
Gripe: dura de 7 a 10 dias e tendem a piorar no início, apresentando melhora gradualmente.
Distinguir entre gripes e crises alérgicas é crucial para garantir que cada condição receba o tratamento apropriado. Ao reconhecer os sinais e procurar orientação médica, os pacientes podem evitar complicações, uso de medicação inadequada e melhorar sua qualidade de vida.
Sobre a FACULDADE PITÁGORAS
Fundada em 2000, a Faculdade Pitágoras, já transformou a vida de milhares de alunos, oferecendo educação de qualidade e formação compatível com o mercado de trabalho em seus cursos de graduação, pós-graduação, extensão e ensino técnico, presenciais ou a distância. Presente nos estados da Bahia e do Maranhão, presta inúmeros serviços à população com iniciativas e projetos de ação social, impactando positivamente as comunidades dos municípios onde as unidades estão implantação, por meio de atividades que permitem o desenvolvimento dos alunos no que tange as competências alinhadas às práticas de aprendizagem que impactam positivamente a formação desses profissionais. As instituições possuem parceria com clínicas, unidades básicas de saúde e hospitais que atendem a população, possibilitando uma preparação para a inserção dos alunos no mercado de trabalho. Para mais informações, acesse o site.
Camila Crepaldi