Golpes de clonagem de cartão de crédito vêm se tornando cada vez mais frequentes no Brasil
Quando falamos em cartões de crédito, muitas vezes nossas preocupações ficam limitadas apenas ao pagamento das faturas, aumento do limite ou parcelamento de compras, não é mesmo? Entretanto, cuidar da segurança de nossos dados também é extremamente importante, visto que qualquer vazamento pode ser um prato cheio para golpistas.
Por conta disso, no artigo de hoje preparamos para vocês algumas dicas importantes sobre como evitar clonagem de cartão.
1 – Cuidado com as maquininhas
Um golpe que tem se tornado cada vez mais comum é o do uso de maquininhas que clonam cartões de crédito. Os golpistas se aproveitam da desatenção dos compradores que na hora de inserirem as informações, acabam colocando a senha no lugar do valor. Assim, ao clonar o seu cartão, ele já terá acesso à sua senha.
2 – Cuidado com promoções e e-mails suspeitos
Uma técnica muito popular em outros países e que chegou com tudo no Brasil é o phishing. O termo que significa “fisgar” em inglês se encaixa perfeitamente a essas situações, visto que os golpistas atraem as vítimas através de algumas iscas.
3 – Acompanhe as mensagens de alerta da sua operadora
Caso você ainda não receba mensagens de texto ou notificações do uso do seu cartão de crédito, já pode começar a ativá-las. Através delas você consegue ficar sempre atento aos seus gastos e pode conferir todas as transações em tempo real, sem esperar surpresas ao abrir a fatura no final do mês.
4 – Foto do seu cartão em compras físicas
Recentemente surgiram alguns casos em que vendedores fotografam os cartões de crédito de clientes sem eles perceberem. Assim, podem fazer compras online sem despertar a menor desconfiança das vítimas. Então, fique atento nessa dica para evitar a clonagem de seu cartão.
5 – Cartões virtuais são mais seguros para evitar clonagem
Muitas vezes, optar pelos cartões virtuais pode ser muito mais seguro do que suas versões físicas. Isso porque eles servem apenas para compras online, e muitas vezes são invalidados após o seu uso.
Fonte: rotasdeviagem.com.br