Sob a liderança do prefeito Luizinho (MDB), o município de Itagimirim, no extremo sul da Bahia, vive uma expectativa de desenvolvimento sem precedentes com grandes perspectivas de geração de empregos nos próximos anos. Esse momento promissor passa pela atuação da Graphcoa, empresa do setor de mineração que está investindo em um projeto de exploração de grafite no distrito de União Baiana.
Sempre atento aos desdobramentos do empreendimento, nesta quarta-feira (30/out), o prefeito recebeu em seu gabinete, representantes da diretoria da companhia, para falar sobre os próximos passos da etapa de implantação. Atualmente o projeto da planta está em sua fase de construção civil, mas as obras estão em ritmo avançado, possibilitando a expectativa de início da fase de processamento de minério ainda em 2024.
Estiveram presentes na reunião, Ricardo Alves – Diretor Executivo, José Márcio Paixão – Gerente Geral, Cleber Becho – Coordenador de relações institucionais da Graphcoa, além do secretário de Governo do município, Ronaldo Pinheiro, João Paulo Andrade, secretário de Infraestrutura e Honorino Xavier Neto, Subsecretário de Transportes. O ponto central discutido foi a possibilidade de geração de centenas de empregos diretos após o início da etapa de extração. A partir de agora, as vagas disponíveis passam a ser de cargos efetivos relacionados às operações
de extração e processamento do minério na planta.
O prefeito Luizinho falou sobre as perspectivas de desenvolvimento para o município com a implantação do empreendimento. “Estamos muito felizes com essa possibilidade de novas oportunidades para nossa cidade. Hoje posso ver a realização de um sonho meu e de todos os itagimirienses: ver a cidade crescendo com a geração de empregos e renda para que nossos jovens não precisem deixar o município em busca de oportunidades de trabalho. Com a chegada da Graphcoa, esse anseio da população está tomando forma e eu sigo comprometido em apoiar o processo de implantação dessa e de outras empresas em nosso município, de modo a contribuir com o desenvolvimento de Itagimirim de forma sustentável e a longo prazo.
A Graphcoa é controlada pela Appian Capital Brazil, uma gestora de investimentos, especializada no setor de mineração. Recentemente, o grupo anunciou um investimento da ordem de R$ 350 milhões na mina Boa Sorte em União Baiana, para a construção e operação da planta de processamento de grafite. Segundo a empresa, a unidade terá capacidade inicial de produção de 5,5 mil toneladas por ano, com a previsão de geração de cerca 300 empregos nesta etapa.
Fonte: via41.com.br