Segunda-feira (12/08), uma ação bem-sucedida da Companhia Independente de Polícia de Proteção Ambiental Porto Seguro (CIPPA/PS) resultou na desativação de um cativeiro ilegal de animais silvestres no distrito de Ponto Central, município de Santa Cruz Cabrália. A operação teve início após denúncias anônimas indicarem a existência do cativeiro. Ao chegarem na residência apontada, os policiais avistaram o proprietário, que, ao notar a viatura, fugiu pelos quintais de outras residências. No local, encontrava-se a esposa do acusado, que revelou que seu marido havia fugido por já ter sido preso anteriormente pelo crime de caça ilegal.
Durante a busca no imóvel, foram encontradas diversas aves mantidas em cativeiro: 01 papagaio do mangue, 01 corrupião, 02 sabiás, 01 sanhaço, 01 periquito, 10 papa-capins, 01 chorão e 02 gurins. Também foram descobertos uma pele de tamanduá, 01 trabuco e seis cartuchos calibre .36. Além disso, nos fundos da residência, havia uma paca mantida em cativeiro e um canil com diversos cães utilizados na atividade de caça ilegal.
Diante dos ilícitos, foi lavrado um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) contra o acusado pelos crimes de cativeiro ilegal de animais silvestres, conforme previsto no Artigo 29 da Lei 9.605/98. O papagaio, periquito e a paca apreendidos foram encaminhados ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS) do IBAMA, no município de Porto Seguro, para os devidos cuidados. As outras aves, após análise das condições físicas, foram devolvidas ao seu habitat natural. Todos os registros da ação serão encaminhados ao Ministério Público para que sejam adotadas as medidas cabíveis.
Fonte: belmontenews.com/