Dias de paz, tranquilidade e muita diversão. Assim foi definida a programação do Carnaval Cultural 2023. A Prefeitura de Ilhéus apoiou a folia em diversos bairros e distritos da cidade, mantendo viva a tradição carnavalesca com desfile de blocos de rua e apresentações musicais. O Carnaval da Paz atraiu milhares de pessoas de diferentes idades, transformando o circuito num verdadeiro encontro de famílias e amigos.
Após a retomada de uma pausa de dois anos imposta pela pandemia da Covid-19, os festejos momescos movimentaram Ilhéus na última semana. Para o prefeito Mário Alexandre, além de ser um evento pacífico e acolhedor, o Carnaval da Paz marca o calendário cultural e turístico do município.
“Uma festa que leva alegria e diversão às famílias ilheenses e aos turistas que visitam a nossa cidade. Tivemos uma repercussão positiva durante os dias de folia, fruto de um trabalho realizado de forma conjunta para garantir que todos pudessem aproveitar com tranquilidade os desfiles e apresentações nos bairros e na Avenida Soares Lopes”, destacou o gestor.
A Guarda Civil Municipal (GCM) e Polícia Militar da Bahia realizaram a segurança em todos os pontos da cidade. A Autarquia de Transporte e Trânsito (Sutram) organizou o trânsito na região e as secretarias de Saúde e Serviços Urbanos disponibilizaram corpo técnico, ambulâncias e banheiros químicos.
Bloco Zé Pereira; Seca Copo; As Muringuetes; Bloco da Família; 20 Comer; Os Caretas e Bob Esponja foram alguns dos responsáveis por transmitir muito axé e a alegria dos grandes carnavais. A iniciativa também contou com apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Turismo (Setur).
A festa contou com diversas atrações que animaram o evento. Entre elas: Banda Top Gan, Tássio Freitas e Banda Cartão Postal sacudiram a mutidão.
“Não presenciamos brigas. Realmente foi uma festa tranquila. É disso que as pessoas precisam, visto que ficamos tanto tempo sem poder aproveitar momentos como esse”, avaliou Vanuza Oliveira, moradora do Teotônio Vilela.
Giovanna Ribeiro se sentiu à vontade para levar a pequena Bruna, de cinco anos, à festa em Olivença. “Ela fica encantada. Gosta de cores e ama dançar. Então, a diversão é em dose dupla”, contou durante o desfile do Bloco da Maria Fulô.
Fonte: sigaanoticia.com.br