No “Dia Nacional da Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes”, 18 de maio, a Prefeitura de Porto Seguro, através da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social e o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), deu início ao ciclo anual da Campanha de Enfrentamento ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.
O lançamento da programação oficial iniciou com uma blitz, realizada no Trevo do Cabral, na manhã desta quinta-feira. As equipes da Secretaria e do Creas abordaram motoristas que trafegavam pelo local, distribuindo panfletos com mensagens de conscientização e alerta sobre este tipo de crime, além de ‘adesivaço’ divulgando o número do Disk 100 para denúncias anônimas.
Cine Creas e oficinas
Na sexta-feira, a programação contempla a exibição de um documentário através do Cine Creas, oficina de formação sobre a campanha e apresentação da peça teatral, da Companhia Lágrima de Palhaço, no Centro de Cultura. O público foi composto por representantes de escolas municipais da rede pública e privada, universitários, agentes de proteção, conselheiros tutelares e ONGs do município.
A violência sexual contra meninos e meninas ocorre tanto por meio do abuso sexual intrafamiliar ou interpessoal como na exploração sexual. “Crianças e adolescentes vítimas de violência sexual podem estar vulneráveis e tornarem-se mercadorias e assim serem utilizadas nas diversas formas de exploração sexual como tráfico, pornografia, prostituição e exploração sexual no turismo”, explica a coordenadora do Creas, Andrea Comenale, afirmando que em Porto Seguro a rede de proteção é ativa, pois este crime é “inaceitável”.
Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social
Ascom – Prefeitura de Porto Seguro