O Brasil vai disputar as quartas de final do Mundial de Handebol Masculino pela primeira vez. Na tarde desta sexta-feira (24), a Seleção Brasileira enfrentou a Suécia, em Oslo, na Noruega, e como venceu a segunda rodada do Main Round (segunda fase), garantiu a classificação de forma antecipada. Depois de derrotar os suecos por 27 a 24, a equipe verde e amarela pôde celebrar o primeiro triunfo diante dos adversários nórdicos em um duelo numa competição oficial.
Antes deste confronto, Brasil e Suécia haviam se enfrentado em grandes eventos oficiais (Campeonato Mundial, Pré-Olímpico ou Jogos Olímpicos) seis vezes, e em todas oportunidades, os europeus saíram com a vitória. No jogo de hoje a história foi diferente, a Seleção Brasileira dominou a partida de ponta a ponta, sem sofrer ao menos o empate uma vez sequer no decorrer da partida.
Com a vitória, o Brasil chegou aos seis pontos e assume a segunda posição do Grupo III do Main Round. A Suécia está na terceira colocação com quatro pontos, mas como o primeiro critério de desempate do torneio é o confronto direto, os brasileiros não podem ser ultrapassados pelos nórdicos, mesmo em caso de derrota para a Espanha no próximo domingo (26), às 14h.
Os dois primeiros colocados da chave avançam, antecipando a classificação do Brasil para as quartas de final, feito histórico para a categoria masculina. Esta é a 17ª participação da Seleção Brasileira no mundial, sendo considerada agora a melhor campanha da equipe verde amarela. Antes o posto era do desempenho de 2019, quando alcançaram a nona colocação.
O Brasil ainda pode encerrar a segunda fase na liderança do Grupo III. Para isso, vai precisar vencer a Espanha e torcer para Portugal perder para o lanterna Chile na última rodada. Caso consiga ser líder, o Brasil vai enfrentar a Alemanha nas quartas de final. Na hipótese da segunda colocação, a seleção brasileira vai duelar contra a Dinamarca, atual tricampeã mundial e campeã olímpica.
Ver essa foto no Instagram
Fonte: bahianoticias.com.br