Com os recentes casos de corrupção no Brasil, instaurou-se uma crise política sem precedentes no país. Milhões de pessoas têm, assim, questionado a seriedade dos parlamentares e membros do executivo. Muitas delas, inclusive, não exerceram seu direito ao voto nas últimas eleições municipais. O reflexo disso foi sentido em cidades como São Paulo, onde o índice de abstenção foi maior que o que elegeu, no primeiro turno, o candidato João Dória.
Pensando nisso e nas consequências práticas que o sentimento de apatia política pode provocar, a Aratu Onlinedesenvolveu uma lista de plataformas online para que você possa fiscalizar as contas e ações dos candidatos eleitos, e, assim, ficar por dentro do que rola nos bastidores da política.
Tribunal Superior Eleitoral (TSE): Através do site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o eleitor pode ter acesso a diversas informações que dizem respeito às despesas dos candidatos nas eleições. Além disso, o site serve para checar despesas e acompanhar contratos dos candidatos, por exemplo. Dentro da plataforma, também se pode ter acesso ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE), que conta com informação específicas dos políticos da região escolhida.
Na plataforma, também são externados os bens dos candidatos. Assim, o eleitor pode fazer um comparativo entre as contas de um candidato antes de sua eleição e após a conclusão do seu primeiro mandato, por exemplo.
Escolhida a região, o eleitor pode escolher o estado, a cidades e, por fim, o(s) candidato(s) que pretende monitorar. A partir daí, dados como receitas, despesas, extratos, convênios com empresas e notas ficais serão conhecidos.
Site do Senado
No portal do Senado é possível acompanhar as votações de cada parlamentar e ter informações como as proposições, pronunciamentos e matérias relacionadas sobre o senador. Além disso, há a página da transparência, onde o eleitor pode ter acesso aos gatos de cada senador bem especificados.
Site da Câmara dos Deputados
No site do órgão governamental, há meios que oferecem informações e serviços da Câmara. Muitos dados, como os discursos e as posições em votações dos deputados, são externados.Além disso, o cidadão pode se cadastrar em um Boletim Eletrônico e receber, quinzenalmente, notícias do(s) deputado(s) que decidir monitorar.
O eleitor pode escolher o tópico ”Transparência” e se cadastrar em um ”Boletim Eletrônico” para receber, quinzenalmente, notícias do(s) deputado(s) que decidir monitorar.
Além disso, o cidadão poderá ter acesso ao orçamento da câmara e à quantia repassada para cada município.
Tribunal de Contas do Município
Nesta plataforma, o eleitor tem um acesso mais direcionado aos gastos do seu município. Escolhendo o tópico ”Transparência Municipal”, encontram-se as despesas totais do município e com segmentos específicos como publicidade.
O eleitor poderá ter acesso à prestação de contas de cada município e o estado de cada uma delas. Isto é, se as contas foram aprovadas, aprovadas com ressalvas ou rejeitadas.
Portal da Transparência
Na plataforma do Portal da Transparência, o eleitor pode ter acesso aos salários, despesas, convênios, sanções e demais informações acerca dos políticos. Em outro tipo de pesquisa, o cidadão pode conferir também o salário de servidores públicos. De acordo com a página, que é uma iniciativa do Governo Federal, o Portal é uma iniciativa da que visa a assegurar a ”boa e correta aplicação dos recursos públicos.”
O objetivo é aumentar a transparência da gestão pública, permitindo que o cidadão acompanhe como o dinheiro público está sendo utilizado e ajude a fiscalizar.
O eleitor, através do Portal da Transparência, também tem acesso aos gastos diretos de cada município. Por exemplo, qual foi o valor do dispêndio com a construção de uma praça. Assim, pode-se checar, de acordo com o valor observado, o contratante (e seus bens) e o contratado, se há possibilidade de alguma irregularidade.
Fonte: aratuonline.com.br