Decreto mobiliza órgãos estaduais a apoiar ações de resposta ao desastre
As manchas de óleo que atingem o litoral do nordeste do Brasil chegaram ao município de Belmonte, no sul da Bahia, levando o prefeito Janival Borges Andrade a decretar situação de emergência, reconhecida pelo Governo do Estado.
O ato, assinado pelo governador em exercício, João Leão, foi publicado na edição desta quarta-feira (30), no Diário oficial do Estado da Bahia, e vale para mais 15 municípios baianos atingidos pela mancha de óleo que avança pelas praias do nordeste.
Com o decreto, fica autorizada a mobilização de todos os órgãos estaduais, no âmbito das suas competências, para enviar esforços no intuito de apoiar as ações de resposta ao desastre, reabilitação do cenário e reconstrução.
O Estado já tem atuado na identificação das áreas atingidas e na limpeza das praias, entre outras ações, a exemplo da compra de equipamentos de proteção individual (EPIs) para voluntários e no aluguel de containers para armazenamento do óleo recolhido.
BALANÇO
Conforme balanço das prefeituras de 22 das cidades afetadas pelo óleo, cerca de 400 toneladas já foram retiradas das praias desde o início de outubro, quando as manchas chegaram ao estado, até esta terça-feira (29).
O documento inclui na lista as cidades de Belmonte, Cairu, Camamu, Canavieiras, Igrapiúna, Ilhéus, Itacaré, Itaparica, Ituberá, Maraú, Nilo Peçanha, Taperoá, Una, Uruçuca e Valença. Outras seis cidades tiveram situação de emergência reconhecida pelo Estado no último dia 14 de outubro: Camaçari, Conde, Entre Rios, Esplanada, Jandaíra e Lauro de Freitas.
Quem encontrar manchas de óleo na praia pode notificar o Corpo de Bombeiros (193), a Polícia Ambiental (190) ou o Inema (08000 71 14 00). É importante que a população evite as áreas afetadas e não toque ou remova os resíduos.
Fonte: https://radar64.com/