Além de receber acompanhamento médico constante, tomar vitaminas e praticar, com segurança, atividades físicas, toda mulher deve ter cuidados especiais com a dieta na gravidez. Algumas comidas favorecem a saúde da mãe e do bebê, mas determinados alimentos devem ser evitados ou mesmo banidos para garantir uma gestação saudável.
Alimentos que grávidas devem evitar
Embutidos
Produtos como salsicha, salame, presunto e afins possuem alto teor de sódio, nitritos, nitratos, corantes e aditivos químicos que são prejudiciais à saúde da grávida, afirma a nutricionista funcional Patricia Davidson Haiat.
Canela
A especiaria, apesar de saudável e ter ação termogênica, deve ser evitada durante a gravidez, pois pode provocar contrações uterinas.
Açúcar
O consumo exagerado de doces e alimentos ricos em açúcar pode aumentar o risco de diabetes gestacional, além do ganho de peso excessivo.
Comida japonesa
Gestantes devem evitar a culinária japonesa para não correr risco de difilobotríase, também conhecida como “doença do peixe cru”, causada pelo cestódio Diphyllobothrium, um dos maiores que podem parasitar o homem (atinge cerca de 10 metros de comprimento no intestino delgado).
Ovos crus
Ovos são saudáveis e ricos em nutrientes, mas é preciso tomar cuidado no preparo. O risco maior está na salmonela, bactéria que ataca o sistema gastrointestinal. Outros alimentos que utilizem ovos crus em seu preparo, como maionese e mousse, também devem ser evitados.
Café
A bebida deve ser evitada por grávidas ao máximo e, caso seja consumida, o ideal é optar por um quantidade menor e menos concentrada. Além disso, é contraindicada a ingestão de café feito em capsula, que pode causar contaminação de Bisfenol-A e alumínio.
Refrigerantes
Além da bebida, alimentos ultraprocessados devem ficar de fora do cardápio da gestantes. Eles possuem deficiência de vitaminas e excesso de açúcar, químicos e sódio.
Bebidas alcoólicas
O álcool afeta diretamente o fígado e a formação cerebral do feto (que ainda é bem imatura), além do funcionamento da glândula tireoide da mãe, que regula todo o desenvolvimento do bebê. Há inúmeras comprovações científicas contraindicando qualquer dose de álcool na gestação.
Sal
O sal é reconhecido por dar sabor e tempero aos alimentos, mas você deve sempre ser cautelosa ao consumi-lo. Em excesso, o alimento pode fazer com que o corpo retenha líquidos, algo que já ocorre na gravidez. Além disso, pode aumentar a pressão arterial, o que é perigoso para qualquer pessoa, mas especialmente para uma gestante.
Carne crua ou mal passada
A carne crua ou malcozida também é um perigo para as mulheres grávidas. Existe um risco potencial de contrair toxoplasmose, uma infecção causada por um parasita que pode causar deficiência no desenvolvimento mental, cegueira e epilepsia na criança.
Fonte: https://www.msn.com/pt-br