Hidratação e descanso também foram dicas destacadas pela profissional
Falta uma semana para o Carnaval e se você gosta da festa já deve estar pensando em qual circuito vai curtir, se vai de pipoca ou camarote, e até nos looks e fantasias. Mas já pensou, também, em preparar sua imunidade para aguentar o pique carnavalesco?
O Aratu On conversou com a nutricionista funcional e terapeuta integrativa Carolina Dias, que listou algumas dicas. Ela destacou pontos como a ingestão de alimentos ricos em vitamina C, hidratação e até usar roupas mais leves, “para curtir os dias de folia com mais tranquilidade”. Confira abaixo:
– Aumentar a ingestão de alimentos ricos em vitamina C: presente nas frutas cítricas, a exemplo de laranja, kiwi, limão, morango e tangerina;
– Aumentar consumo de zinco: é um mineral importante para o sistema imunológico. Ele pode ser encontrado no feijão, castanhas e frutos do mar;
– Alimentos antioxidantes: são os que protegem nossas células contra o envelhecimento e a deterioração delas pelos radicais livres. Chá verde, frutas vermelhas, alimentos folhosos verdes – de preferência escuros -, nozes e sementes;
– Reforçar a hidratação: hidratar o nosso corpo ajudar a manter o funcionamento do sistema imunológico. Podemos ingeir água de coco, chá de ervas, água saborizada (espremendo um limão ou uma laranja, por exemplo, ou hortelã). “Fazer algo diferente que dê sabor para aquela água e facilite a ingestão, mas que a gente não deixe de se hidratar”, reforça Carolina Dias.
Há, inclusve, um cálculo para saber qual a quantidade de água que cada pessoa precisa consumir. Em dias mais quentes, basta multiplicar seu peso por 0,04 (corresponde a 40 ml). Assim, uma pessoa que pesa 70 kg deve beber 2,8 litros por dia. Passada a “onda de calor”, pode multiplicar seu peso por 0,035.
– Descanse! Não adianta calibrar a máquina e não fazer o repouso necessário. O excesso do exercício físico associado ao calor pode diminuir a imunidade. “Então a gente tem que ter cuidado com os excessos e fazer exercício físico se protegendo do Sol e se hidratando bastante”, frisa a nutricionista.
DURANTE A FOLIA
Já nos dias de festa, de fato, Carolina pontua que é bom evitar dietas muito restritas. “Deixar de comer não é uma opção. É preciso ter muito cuidado com o uso de remédios inibidores de apetite, nessa época, porque além de vocês estar deixando de se nutrir, ainda pode estar trazendo letargia e desnutrição para o seu corpo”, explica.
Ela alerta, ainda, que é preciso ter bastante cuidado com alimentos perecíveis, na rua, a exemplo de carnes cruas, peixes, ovoso e laticínios não refrigerados que ficam expostos por muito tempo: “Tem que ter bastante cuidado com isso, observar a cor, cheiro e a forma como está sendo guardado, assim como a maneira como aquela pessoa está manipulando o alimento. Esses alimentos têm que estar em refrigeração adequada”.
Fonte: aratuon.com.br/