A dor da mamografia é um dos principais motivos que fazem mulheres desistirem do exame, mas um novo equipamento promete mudar essa realidade: o aparelho reduz em até 93% o desconforto e ainda é muito mais potente no diagnóstico de tumores em mamas densas, cujo resultado é frequentemente impreciso.
Desenvolvido pela Hologic, o aparelho de mamografia sem dor se diferencia por ter um compressor curvo, chamado de SmartCurve, que se adapta ao formato do seio de modo que a mulher sinta menos aperto.
Para avaliar o grau de desconforto das pacientes, a empresa responsável pelo laboratório realizou um estudo com 2 mil mulheres em que foi constatado que 93% delas tiveram mais conforto com o equipamento do que com a compressão padrão, que é reta.
O avanço tem como esperança estimular mulheres a realizarem o exame preventivo sem receios, o qual é importantíssimo já que a detecção precoce do câncer de mama aumenta em até 98% as chances de cura.
Resultados são ainda mais precisos
Além de menos incômodo, o SmartCurve deve estar acoplado a um software da mesma empresa que leva em consideração a geometria da pá, transformando a imagem curva em reta e nítida.
O sistema também produz imagens em três dimensões que, juntamente com o compressor curvado, tornam o resultado 65% mais preciso, inclusive em mamas densas cujo excesso de tecido atrapalha a detecção de tumores.
Quando estará disponível?
Segundo a Hologic, o aparelho deve estar disponível em algumas unidades do Sistema Único de Saúde (SUS) e da rede particular em agosto de 2018.
Fonte: saudecuriosa.com.br