Iniciado em 2017, o cadastramento de beneficiários do BPC – Benefício de Prestação Continuada (idosos acima de 65 anos e deficientes) tem seu último prazo neste ano de 2018. Uma ação obrigatória para garantir a continuidade do benefício, os idosos (acima de 65 anos) e deficientes devem procurar o CRAS mais próximo de sua residência ou a Secretaria de Assistência Social para regularizar sua situação cadastral.
Uma determinação da Portaria Federal Nº 5/2017, o cadastramento deve ser realizado pelo beneficiário, ou em caso de impossibilidade de deslocamento um responsável familiar. Em ambas situações, deve ser apresentado o CPF do beneficiário e de todas as pessoas que dividem com ele a mesma residência.
Segundo a secretária de Assistência Social Larissa Oliveira, com a prorrogação do prazo até o final deste ano a procura teve uma significativa redução em Eunápolis. “Temos hoje em nosso município 2500 beneficiários do BPC, dentre eles 60% realizaram o cadastramento, restando um número considerável de beneficiários que ainda não regularizaram sua situação. Apesar do prazo ser até o fim do ano, é de extrema importância que o beneficiário se cadastre o quanto antes. Caso o cadastro não seja realizado, o benefício pode ser cancelado e é isso que buscamos evitar”, explicou a secretária Larissa Oliveira.
O cadastramento pode ser realizado na Secretaria de Assistência Social (Av. Paulino Mendes Lima – Centro); CRAS I (Rua Bela Vista, 15 – Pequi); CRAS II (Rua das Graças, 27 – Thiago de Melo II); CRAS III (Praça da Colônia, s/n – Distrito da Colônia), de segunda à sexta-feira, das 08h às 12h e 13h às 17h. Maiores informações pelo telefone (73) 32816934.
Fonte: ASCOM – PME