Com mais de 20 anos de carreira, o cantor Adelmario Coelho, forte nome do tradicional forró pé de serra, falou em entrevista ao Aratu Online sobre a expectativa do São João deste ano, que vive um momento complicado, principalmente nas festas de interior, que por falta de verba e atual situação econômica do país, não realizarão os tradicionais eventos juninos.
“É o retrato atual do momento que o Brasil vive, e com certeza a cultura é atingida de uma forma muito forte. Nosso São João esse ano tem esse complicador, com várias festas sendo canceladas e também vários artistas, colegas, com datas de shows canceladas. O Fagner e as Coleguinhas, por exemplo, com apresentações desmarcadas, fiquei triste com isso. Mas assim como toda população brasileira, temos que enfrentar isso e torcer para que dias melhores possam vir”, comentou ele.
De uns anos para cá, o ritmo sofreu algumas mudanças e ganhou um ar mais modernizado ou como dizem ‘estilizado’ com novos representantes. Questionado sobre essa geração de forrozeiros que tem tomado conta da musicalidade nordestina, o baiano, nascido na cidade de Barro Vermelho, distrio de Curaça, deu a sua opinião em relação a artistas como Wesley Safadão e Simone e Simaria.
“Eu acho que é uma grande contribuição para a música. O público evidentemente tem a oportunidade de fazer a sua escolha, país democrático é assim. Elas (As Coleguinhas) batalharam tanto, desde back vocal de Frank Aguiar… então, é uma luta muito grande, as pessoas acham que elas começaram agora. O Wesley também, veio de baixo, o próprio Luiz Gonzaga e tal. Aplaudimos sempre quem conseguiu subir alguns degraus na vida, acho muito legal essa dinâmica que é oferecida ao público”, revelou o artista.
O músico, irá se apresentar em sete apresentações durante a semana junina. A maratona inicia nesta quarta-feira (22), com show na Praça da cidade de Dom Brasílio. Já na quinta-feira (23), véspera de São João, a apresentação será na capital baiana, no Terreiro de Jesus, no Pelourinho e logo em seguida, o forrozeiro pega a estrada para Santo Antônio de Jesus. No dia 24 de junho, o artista encara uma dobradinha, fazendo shows em Cruz das Almas, em Praça Pública, e em Camaçari, no Camaforró. No sábado (25), nada de descanso, Adelmario segue para Euclides da Cunha e Caldas do Jorro.