No período de 21 a 28 de agosto, comemora-se, em todo o Brasil, a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla. Esta data tem o objetivo de ressaltar a importância de entender e discutir conceitos, ideias, sugestões e temas relacionados com a vida de pessoas com deficiência intelectual e múltipla.
Com base no tema deste ano: “Pessoa com deficiência: direitos, necessidades e realizações”, a APAE _Eunápolis tem como objetivo quebrar tabus e vencer as barreiras da desigualdade, lutando pelos direitos das pessoas com deficiência, que têm a necessidade de apoio em diversas áreas: social, familiar, escolar, trabalhista e etc, para que a inclusão se torne efetiva e as pessoas com deficiência se tornem mais preparadas e amparadas diante das dificuldades da vida.
IBGE: 23,9% da população têm algum tipo de deficiência
Segundo o último Censo, realizado em 2010, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e estatística (IBGE), o Brasil possui mais de 45,6 milhões de pessoas com alguma deficiência (23,9% da população do país). Das quais, a deficiência mental ou intelectual foi declarada por mais de 2,6 milhões de brasileiros, cerca de 1,4% da população brasileira.
Alunos da APAE Eunápolis visitam projeto de reciclagem do óleo de cozinha usado
A campanha “Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla 2017” conta com a colaboração de amigos e parceiros que juntos se mobilizam e participam dessa importante campanha para o Movimento da APAE- Eunápolis.
Professores acompanhados de mais de 40 alunos da APAE Eunápolis visitaram na tarde de quinta-feira (17) a Associação Gota do Óleo no bairro Dinah Borges para participar de uma aula de educação ambiental e saber como é feito o sabão. Alguns alunos levaram óleo de cozinha usado e trocaram na associação por sabão.
A Associação Gota do Óleo coleta em média mil litros de óleo de cozinha usado por mês do comércio que trabalha com fritura e das residências de Eunápolis e produz sabão em barra, líquido, ralado, em pó e em pasta. Uma parte do que é produzido está sendo destinado para instituições cadastradas como é o caso da APAE que recebeu no final da palestra 18 litros de sabão em pasta e sabões em barra. A SOS Vida Anjos da Guarda, da irmã Terezinha e o Centro de Recuperação Restaurando Vidas – Masculino e Feminino (centro de tratamento de dependentes químicos) também está cadastrado no projeto e recebem o sabão.
Alesandra Bento dos Anjos, Coordenadora pedagógica da APAE e equipe tem muito a agradecer ao projeto de reciclagem da Associação Gota de Óleo que colaborou para a semana em comemoração a pessoa com deficiência intelectual e múltipla, permitindo assim, a realização desta visita a fábrica de sabão, para que alunos e professores pudessem acompanhar o processo de transformação de óleo de cozinha usado para a produção de sabão e mostrando a importância do projeto da Associação Gota do Óleo para esta comunidade. “Também pudemos perceber os danos causados a saúde gerados pelo descarte inadequado do óleo de cozinha usado” declarou Alesandra afirmando que este é um excelente trabalho, que agradou a todos.
Maria José, da Associação Gota do Óleo agradeceu aos professores da APAE que participaram da atividade Irá, Selma, Keka, Josemir e Domitilia. E, informou que sempre a Associação Gota do Óleo vai levar o Sabão Aruba para colaborar com a APAE, pois todos nós temos que fazer algo de bom pelo próximo.
Pelo País, muitos municípios e instituições estão promovendo ações em prol desta importante parcela da sociedade.
Gercilane Santos Dias da Associação Gota do Óleo informa que as escolas públicas e particulares poderão manter contato para a visita de alunos, bem como a realização de palestras de educação ambiental nas escolas. Maiores informações: (73) 3281-2705 / 9 8136-9393 Claro/WhatsApp.
Projeto de reciclagem do óleo de cozinha usado
A cada dois litros de óleo de cozinha usados armazenados em garrafas pet trocaram por uma barra de sabão de 200 gramas. Do comércio deixamos um tambor plástico de 20, 30 ou 50 litros e a cada período retornaremos para coletar o óleo deixando outro recipiente plástico vazio e em contrapartida ao apoio ao projeto entregamos 20 litros de Sabão Aruba em pasta e em barra. Maiores informações: (73) 3281-2705 / 9 8136-9393 Claro/WhatsApp.
Cada litro de óleo de cozinha usado lançado no meio ambiente polui até um milhão de litros de água.
Fonte: ASCOM – Associação Gota do Óleo