Em discurso no plenário da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBa), onde recebe o título de cidadã baiana, a presidente afastada Dilma Rousseff (PT) disse nesta quinta-feira (16/6) que “o Bolsa Família está correndo risco”.
“O Bolsa Família atendia 7 milhões e 200 mil baianos. Agora está correndo risco. Toda vez que escutarmos que pode ser pago R$ 10 milhões para um programa que foi feito para 47 milhões isso tem um preconceito de quem recebe não precisa. O Bolsa Família não é para adultos, mas sim para crianças do país. Só tem um jeito de atingir as crianças através dos adultos. O Bolsa Família é uma complementação de renda. O povo brasileiro quer correr atrás, trabalhar, mas o que ele quer é oportunidade”
Dilma ainda listou obras e projetos sociais que diz ter realizado para a Bahia em seus seis anos de gestão federal. “Tenho muito orgulho de ter investido muito na Bahia em todos os sentidos. Encontrei aqui a vontade política para que juntos pudéssemos transformado a realidade e superar desafios”.
E completou: “Fiquei muito feliz por ter visto a obra do metrô quando cheguei. Nosso primeiro desafio era garantir que a obra do metrô fosse concretizada no nosso governo. Tenho certeza que o Rui [Costa, governador da Bahia] vai conseguir concretizar”.
Sobre o processo de impeachment, a presidente afastada disse ainda que “está em curso um golpe diferente dos militares [ocorrido em 1964]”.
“É muito fácil entender a diferença para o golpe militar. Antes era um machado que destruía uma árvore, a Democracia. Agora é uma árvore sendo atacada por parasitas implacáveis, tirando sua seiva. Por isso precisamos lutar , dialogando com os senadores, com todos. Precisamos ir as ruas dialogar debater e conversar com a população. Acreditar na força democracia do país. Só pela democracia podemos extirpar as raízes de todos os parasitas que querem sugar a seiva de nossa árvore”.