As unidades de saúde da família estarão funcionando no próximo sábado, 13/05, em Porto Seguro, das 8h às 17h, para o Dia D de mobilização contra a gripe influenza. Devem tomar a vacina crianças de seis meses a menores de cinco anos, gestantes, mães que estão no período de 45 dias após o parto, idosos a partir dos 60 anos, população indígena, portadores de doenças crônicas e professores da rede pública e privada.
Para a prefeita de Porto Seguro, Cláudia Oliveira, “a meta é oportunizar mais horários para que a pessoas que integram os grupos prioritários da campanha de possam ser imunizadas”, ressaltou ao se referir ao dia D de mobilização.
A meta da Vigilância em saúde, através do departamento de imunização, é alcançar 90% do público prioritário. De 17 de abril a 9 de maio 7.874 pessoas foram vacinadas. A vacina protege contra os três subtipos dos vírus A/H1N1, A/H3N2 e influenza B.
A secretária de saúde, Edna Alves, enfatiza a relevância da imunização. “A vacina possui importantes benefícios, dentre eles, propicia a redução nos índices de casos de gripes e as complicações provenientes, diminuindo as taxas de hospitalização, nas situações mais graves, e uso de medicamentos”, diz.
Secretaria Municipal de Saúde
Ascom-Prefeitura de Porto Seguro