Foto: Mariana Ceratti/Banco Mundial
A Bahia contraiu um empréstimo de US$ 200 milhões, equivalente a R$ 740 milhões reais. O acordo foi firmado nesta terça-feira (31/5) pelo governador do Estado, Rui Costa, junto ao Banco Mundial. Segundo o gestor, o dinheiro será utilizado para o Programa de Restauração e Manutenção de Rodovias Estaduais (PREMAR).
“Nós precisamos levar emprego para o interior e a logística é fundamental. Como a capacidade de investimento com recurso próprio está muito baixa, a estrutura de empréstimo nesse momento ajuda a sustentar e seguir com os investimentos que a Bahia precisa”, informou Costa.
A secretaria da Fazenda informou ao Aratu Online que o Estado tem 35 anos para pagar o empréstimo, que terá juros semestrais Libor (taxa de transferência entre bancos internacionais que operam na Inglaterra) acrescida de margem de 0,85% ao ano.
O governo afirmou ainda que tem intenção de contratar outro financiamento para ampliar as obras de recuperação da malha viária baiana. São mais 200 milhões de euros, cifra pleiteada junto ao Banco Europeu.