A Meia Maratona fechou a programação especial da Semana do Descobrimento de forma grandiosa na manhã deste domingo, 23, consolidando-se como o maior evento de corrida do estado da Bahia. Nesta segunda edição, contou com 1.600 participantes, vindos de várias cidades, 22 estados e quatro nacionalidades.
Organização e estrutura
A largada aconteceu pontualmente às 7h, a partir do trecho entre Praia do Cruzeiro e Praça das Pitangueiras e o contorno após a Praia Ponta Grande. As provas contaram com percursos de 5 KM, 10 KM e 21 KM (fem e masc), além das categorias indígenas e paraolímpica.
No sábado, ainda houve atividades lúdicas para crianças e a Corridinha Infantil com 70 participantes. Também aconteceu o Congresso Técnico no Memorial da Epopeia do Descobrimento.
A estrutura ofereceu conforto e segurança, disponibilizando seis tendas de hidratação, isotônicos e mesas de frutas; primeiros socorros com duas ambulâncias e equipes médicas completas; apoio da Guarda Municipal, Corpo de Bombeiros e da Polícia Civil, mais 200 staffs voluntários e apoio de faculdades locais.
Reconhecimento e amplitude
O evento conquistou as certificações necessárias e autorizações, recebendo o apoio e reconhecimento pela Federação Baiana de Atletismo ao atender a todos os requisitos para uma prova segura e estruturada. Qualificando ainda mais o evento, a quilometragem utilizou tecnologia eletrônica por chip em kit também composto por número no peito, viseira e camisa.
A prefeita Cláudia Oliveira, organizador Vidal – Vida Sport, chefe de gabinete e co-organizador, Josemar Siquara, parceiros e patrocinadores participaram da premiação. Foram entregues em prêmios 18 mil reais divididos pela classificação e faixa etária, 160 troféus e medalhas.
Para Josemar Siquara e Vidal, a meta é que a Meia Maratona do Descobrimento alcance o patamar das realizadas no RJ e SP. “Temos tudo para chegar lá, pois a organização do evento se profissionalizou, temos investido na estrutura e conquistado parceiros e patrocinadores de grande porte”, revela Siquara, apontando também o movimento na economia por conta do número de atletas e seus familiares hospedados aproveitando os atrativos turísticos locais.
“Fechamos com chave de ouro a programação da Semana do Descobrimento com um evento que remete à qualidade de vida, novo nicho de turismo que é o esportivo e ao mesmo tempo resgata esta vocação forte que temos neste município para o desporto”, diz a prefeita ao garantir que a cada ano o evento será ainda maior.
Classificação:
Fonte: Ascom – Prefeitura de Porto Seguro