Eles chegaram a Eunápolis em 2014 para atuar nas Unidades de Saúde da Família
Oito médicos cubanos que chegaram a Eunápolis em 2014 para participar do programa federal ‘Mais Médicos’, atendendo nas Unidades de Saúde do município, vão deixar o país esta semana. O contrato de cooperação desse grupo acabou e agora os médicos estrangeiros devem voltar ao país de origem.
Em homenagem aos serviços prestados na cidade, a Prefeitura de Eunápolis, por meio da secretaria municipal de Saúde, ofereceu um jantar de despedida ao grupo. O evento aconteceu no salão de convenções do Hotel Oceania, no Bairro Dinah Borges, na noite desta terça-feira (11/04) com recepção do casal de empresários Ivan e Margareth Moura.
A superintendente da Atenção Básica em Saúde, Liziane Bonfim, na ocasião representando a secretária de Saúde, Stela Souza, homenageou os profissionais destacando que “todos eles, nesses três anos, prestaram serviços relevantes ao município”.
MUDANÇA DE PARADIGMA
A missão dos médicos cubanos acabou neste início do mês de abril e, segundo a coordenadora do programa ‘Mais Médico’, Paula Heleno de Carvalho, a presença deles representou uma mudança de paradigma ao atendimento integral às famílias.
“Foi uma experiência muito positiva para o município e eles vão deixar um legado para nós de que é possível fazer saúde da família com promoção da prevenção como preconiza o SUS”. Salientou.
A Prefeitura de Eunápolis avisa que nos próximos dias outros médicos devem estar chegando para ocupar as vagas deixadas pelos cubanos. “A manutenção do Programa ‘Mais Médicos’ está assegurada. É um compromisso do ministério da Saúde e do município de Eunápolis”, afirmou o prefeito Robério Oliveira, lamentando não poder estar presente ao jantar de despedida do grupo.
Por Ascom/Saúde – Fotos: Divulgação