“O autismo como desafio da educação inclusiva” é o tema de seminário a ser realizado no próximo dia 4 de abril, às 08:00h no auditório da Câmara Municipal de Eunápolis, tendo como referência o Dia do Autismo, que acontece no próximo domingo, 2 de abril.
O evento é voltado inicialmente para os dirigentes de escolas da rede municipal e professores responsáveis pelo atendimento especializado aos alunos, informa a diretora do Centro de Atendimento Educacional Especializado de Eunápolis – CAEEDE, professora Cristina Gobiras Lacerda.
“Nós temos esse desafio de educar este aluno portador do autismo da forma correta, como é direito dele, utilizando-se o que existe de mais adequado em termos de conhecimento, tendo em vista as orientações do Ministério da Educação”, explica a dirigente do CAEEDE.
O fortalecimento das ações voltadas para a educação inclusiva, proposto pelo prefeito Robério Oliveira em seu programa administrativo, já tem agenda positiva para este primeiro semestre. No dia 14 de abril outro evento deverá enfocar a importância da educação inclusiva para nosso município, lembra a Secretária de Educação, Cultura e Esporte, Maureen Lacerda.
O QUE É AUTISMO – Presente em listas da medicina, da psicologia e de outros setores, o autismo é distúrbio do comportamento de início precoce e curso crônico, com impacto variável em áreas múltiplas e nucleares do desenvolvimento.
É caracterizado por prejuízos na interação e nas comunicações sociais, com restrita gama de interesses, padrões de comportamentos repetitivos e estereotipados e maneirismos.
A repercussão do autismo no processo de aprendizagem do aluno pode ser devastadora se não lhe for oferecido o acompanhamento adequado.
Ascom-Educação/Eunápolis