Porto Seguro recebeu o Seminário Turistas LGBT+, promovido pela Secretaria Municipal de Turismo em parceria com a IGLTA Foundation e a Câmara de Comércio e Turismo LGBT do Brasil, com apoio do Senac, Sebrae e Governo do Estado da Bahia, na noite desta quinta-feira, 12/12, com palestras no auditório do Senac. O objetivo foi capacitar o trade turístico, incluindo representantes da Deltur, alunos do curso de Guias de Turismo e técnicos em massoterapia, a fim de qualificarem o acolhimento ao público LGBT+ de forma inclusiva e respeitosa.
As palestras contaram com a apresentação de Clóvis Casemiro, gerente de membros da Associação Internacional de Turismo LGBTQ+, IGLTA – América do Sul e Portugal, com o tema “Turistas LGBT+ – como fazer negócios com esses turistas”, ampliando o conhecimento sobre as iniciativas já dispostas no mundo e as oportunidades de atração deste público ao destino Porto Seguro.”Porto Seguro já atrai a comunidade LGBT, mas é preciso melhorar a experiência com hotéis e receptivos mais preparados e por isso estamos trazendo o seminário, afinal, o turista LGBT viaja quatro vezes mais que os outros e busca cultura, natureza e história, além de festas, e, tudo isso, encontra-se em aqui, o que é um potencial enorme, tanto para o mercado nacional quanto internacional”, afirmou.
Jeane dos Anjos, responsável pelo Programa de Qualificação pelo Turismo LGBTQIAP + da Bahia, também palestrou, abordando os tipos de gênero e leis alusivas a esse público e discriminação. No dia 13, ela ministrou o treinamento especializado em Diversidade e Inclusão para orientar equipes na aplicação de boas práticas diárias, em Trancoso.
“A iniciativa reforçou o compromisso de Porto Seguro em valorizar a diversidade, garantir uma experiência de excelência aos turistas e ampliar oportunidades para o setor”, conclui o secretário de Turismo, Guto Jones, agradecendo aos co-realizadores, palestrantes, participantes e ao delegado titular da Polícia Civil na Delegacia de Atendimento e Proteção ao Turista de Porto Seguro, Dr. Sinézio Júnior, pelo apoio.
Fonte: Secom – Porto Seguro