A intenção é ampliar a capacidade produtiva, acabando com a importação de cacau da África
A Nestlé firmou um protocolo de intenções com o Governo da Bahia com o intuito de impulsionar a produção sustentável de cacau no estado. Este acordo firmado no sábado 14, representa um passo importante para fortalecer a agricultura familiar e promover práticas agrícolas mais responsáveis, alinhadas às demandas do mercado global por produtos sustentáveis.
Como o maior produtor de amêndoas de cacau do Brasil, a Bahia se torna um foco essencial para a Nestlé, que já adquire mais da metade do seu cacau da região.
A parceria visa aumentar a produtividade e garantir melhores práticas agrícolas, além de oferecer apoio técnico e capacitação aos produtores locais. “O nosso objetivo é melhorar a produtividade do fruto e ao mesmo tempo promover apoio técnico e educação para os produtores, para que eles consigam realmente aprimorar as práticas rurais”, afirmou Bárbara Sapunar, diretora-executiva de sustentabilidade da Nestlé Brasil.
O protocolo foi assinado entre a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR) e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), refletindo o compromisso do governo estadual em promover o bem-estar e a dignidade dos trabalhadores rurais. Jeandro Ribeiro, diretor-presidente da CAR, destacou que a intenção de acabar com a importação de cacau da África, ampliando a capacidade produtiva da Bahia.
Além disso, a Nestlé e o governo estadual planejam lançar o projeto ‘Parceiros da Mata’, que visa transformar a produção de cacau na região da Mata Atlântica em uma prática ainda mais sustentável, beneficiando tanto a economia local quanto o meio ambiente.
Fonte: sigaanoticia.com.br