A BRAVA Energia, uma das principais empresas independentes de óleo e gás do país, reuniu mais de 60 lideranças comunitárias do Recôncavo Baiano, na última semana, em Salvador, para apresentar os resultados do projeto de Educação Ambiental, que faz parte do Programa Interagir, desenvolvido nas comunidades do entorno das instalações da empresa na Bahia.
Ao longo de 2024, a companhia realizou mais de 220 ações educativas, beneficiando cerca de 4,6 mil pessoas diretamente.
“Empoderar as comunidades tornando-as protagonistas da própria história. Essa é a proposta do Programa Interagir, que contempla o projeto de educação ambiental. As iniciativas foram mapeadas a partir das necessidades das comunidades e estão sendo implementadas por elas com o nosso apoio” afirma Ianne Vilas Boas, analista socioambiental da BRAVA Energia.
Os projetos contemplados seguem quatro eixos temáticos: Organização Comunitária – Fortalecimento Institucional; Apoio Técnico Rural: Inovação e Sustentabilidade no Campo; Empreendedorismo Comunitário; e Identidade Cultural – Resgate, Tradições e Conservação de Ecossistemas.
Encontro de culminância – O evento de culminância do Programa Interagir de Relacionamento Comunitário foi realizado no Arquivo Público do Estado da Bahia. Fundado em 1890, o APEB é a mais importante entidade arquivística da Bahia e um ambiente histórico relevante para as comunidades do Recôncavo Baiano.
Com o tema “O direito à memória reforça o nosso lugar”, o encontro visou fortalecer o sentimento de coletividade e pertencimento entre as comunidades, considerando o processo de construção de saberes e valorização das tradições e memórias locais.
Estiveram presentes 62 lideranças, representando as comunidades de Dom João, Muribeca, Porto dos Cavalos/Martelo/Ponta Grossa (Ilha de Maré), Malembá de Baixo, Roça Grande/Querente/Rio do Cunha (Distrito de Passé), Caroba, Boca da Mata (Jardim Amazonas), Fazenda Cantagalo, Núcleo Landulfo Alves, Boca da Mata (Lot. São Brás), Cotegipe, Santa Luzia, Mapele, Arauaris, Mucambo I e II, Dois Riachos, Riacho do Meio, Brejinhos, Jequitiá, Água Grande I, Água Grande II, Central, Corujão, Sapé, Dinor, Baixa de Cinzas e Cajazeira, Formiga, Mato Limpo e Adjacências.
Marolina Viturina, liderança da Comunidade de Núcleo Landulfo Alves (Candeias), comenta sobre a importância do encontro. “Foi uma oportunidade ímpar de trocas enriquecedoras, onde todos puderam compartilhar conhecimentos e histórias que fortalecem nossos laços e valorizam a diversidade cultural presente em cada comunidade. A iniciativa da BRAVA mostra o compromisso com o desenvolvimento e a união de todos”.
A BRAVA Energia tem relação direta com mais de 40 comunidades do entorno de suas operações. O time de Relacionamento Socioambiental atua diretamente em ações de educação, saúde e meio ambiente, levando conhecimento, informações sobre segurança e atividades educativas. O Programa de Relacionamento Comunitário INTERAGIR visa manter um relacionamento ético, transparente e equilibrado com as comunidades das cidades onde a empresa atua.
Ascom Brava Energia