O prefeito eleito de Belmonte, Iêdo Elias, anunciou em suas redes sociais na quarta-feira (16/10) que foi convidado pelo Instituto de Geociências da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) para participar do III Workshop Internacional de Geomorfologia do Quaternário, que ocorrerá nos dias 4 e 5 de novembro, em Campinas (SP).
O evento reunirá especialistas de renome internacional para discutir estudos sobre o avanço do mar, com destaque para uma pesquisa específica que abordará os impactos na costa de Belmonte. Em seu comunicado, Iêdo Elias destacou a importância da participação no workshop para buscar soluções baseadas em fundamentos científicos. “Precisamos diagnosticar os prejuízos que Belmonte sofreu com o avanço do mar e buscar as responsabilizações, visando reparações e recursos para resolver esse problema de maneira definitiva.”, afirmou o prefeito eleito.
Além de participar das discussões no evento acadêmico, Iêdo Elias informou que no dia 7 de novembro realizará um percurso de barco pelo Rio Jequitinhonha e visitará as praias de Caeira e Mar Moreno, áreas duramente impactadas pela erosão costeira. Ele pretende reunir especialistas para uma análise aprofundada das mudanças ambientais que afetam a região. O avanço do mar é um problema que há anos causa grandes prejuízos ao município de Belmonte, afetando moradores, pescadores e o turismo local. O prefeito eleito enfatizou que agora é o momento de focar nas soluções. “Não é hora de discutir o que passou, e sim, focar no que está acontecendo agora. Já tivemos muitos prejuízos e esse é um dos problemas que precisam ser resolvidos o mais rápido possível.”, declarou Iêdo Elias.
Fonte: belmontenews.com