Diretor-presidente Caio Zanardo participou de painel sobre ESG, destacando o trabalho da empresa em práticas ambientais, sociais e de governança. Ari Medeiros, diretor de Operações Industriais da companhia, foi o Presidente do Congresso deste ano.
A Veracel, indústria de celulose com operação no Sul da Bahia, marcou presença no 56º Congresso Internacional de Celulose e Papel, organizado pela Associação Brasileira Técnica de Celulose e Papel (ABTCP) durante os dias 01 a 03 de outubro, em São Paulo, com a participação de seu diretor de Operações Industriais, Ari Medeiros, como o presidente do Congresso 2024. Além disso, o diretor-presidente da companhia, Caio Zanardo, participou de um um dos principais painéis de discussão sobre ESG (Ambiental, Social e Governança) e diversos especialistas da Veracel trouxeram contribuições sobre inovação e sustentabilidade como palestrantes.
O Congresso é o principal do setor na América do Sul e reúne todos os elos da cadeia produtiva da indústria de base florestal e desponta como uma oportunidade de atualização, não só para pesquisadores e profissionais que já atuam no setor como para estudantes de áreas diversas.
Durante o painel sobre ESG, Caio Zanardo destacou o compromisso da Veracel com a preservação ambiental, com o manejo sustentável de suas florestas e o contínuo esforço de restauração de 400 hectares de Mata Atlântica por ano. Além disso, ele enfatizou o papel da empresa no desenvolvimento socioeconômico da região sul da Bahia, com apoio a mais de 1.500 famílias em iniciativas de agricultura familiar sustentável.
Zanardo também discutiu temas emergentes que serão cada vez mais relevantes na matriz de materialidade das empresas, como a neutralidade de carbono, a conservação da biodiversidade, a economia circular, e a eficiência no uso de água e energia verde. Ele ressaltou a importância de antecipar essas mudanças, assegurando que a Veracel esteja sempre à frente, não se limitando ao cumprimento das normas, mas buscando constantemente formas melhores e mais sustentáveis de operar.
Além de Caio Zanardo, outros profissionais da Veracel também tiveram participações de destaque no evento. Leonardo Antunes, assistente técnico de Recuperação e Utilidades da Veracel apresentou um estudo de caso sobre como a empresa está utilizando machine learning para manutenção prescritiva na Indústria 4.0. Já Virginia Londe de Camargos, gerente de Meio Ambiente da Veracel, compartilhou as ações transformadoras que a empresa vem implementando em relação ao ESG. Além deles, Tarciso Andrade Matos, coordenador de Meio Ambiente da Veracel, foi o mediador da sessão técnica especializada em Meio Ambiente e ainda foi o keynote de uma apresentação que abordou a redução do uso de água fresca na produção de celulose.
Além disso, Ari Medeiros, diretor de operações Industriais da Veracel foi selecionado como Presidente do Congresso 2024 e esteve à frente de toda a organização do evento neste ano. Medeiros foi presidente do Conselho Executivo da ABTCP entre 2018 e 2019 e é conselheiro Diretor da associação.
Sobre a Veracel
A Veracel Celulose é uma empresa de bioeconomia brasileira que integra operações florestais, industriais e de logística, que resultam em uma produção anual média de 1,1 milhão de toneladas de celulose, gerando mais de 3,2 mil empregos próprios e de terceiros, na região da Costa do Descobrimento, sul da Bahia e no Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais. Além da geração de empregos, renda e tributos, a Veracel é protagonista em iniciativas socioambientais no território e a única empresa do setor a destinar um hectare de preservação ambiental para cada hectare de plantio de eucalipto da sua operação. A consultoria Great Place to Work (GPTW) validou a Veracel como uma das melhores empresas para trabalhar no Brasil pelo 6º ano consecutivo e a terceira melhor da Bahia em 2024.
Fonte: Ascom Veracel Celulose