EUNÁPOLIS – “Do planejamento à prática: compromisso para o sucesso” é o tema da Jornada Pedagógica da rede municipal que será aberta na noite do dia 1º/02 no Hotel Portal, com outras ações nos dias 2 e 3 em escolas da rede municipal. Na programação a ser confirmada nas próximas horas, constam palestras e encontros diversos.
O anúncio foi feito na manhã desta quarta-feira (25/02) pela Secretária Municipal de Educação Maureen Lacerda, durante reunião que manteve com os diretores, secretários e coordenadores pedagógicos das escolas da rede municipal, evento que teve ainda a participação da Superintendente Municipal Pedagógica Cláudia Berdague e da Coordenadora Pedagógica da Secretaria, professora Avilmara Brito, dentre outros dirigentes.
Maureen: prioridade para planejamento do setor
Ao abrir o encontro a Secretária de Educação reforçou a importância das ações de planejamento e de avaliação das práticas para o êxito do processo educacional, sem o qual podem surgir barreiras ao objetivo final que é o sucesso do alunado. Maureen reafirmou a proposta da administração municipal de trabalhar para que tanto o alunado como os professores obtenham êxito ante os desafios que começam com o ano letivo. Afirmou que todo o grupo gestor da educação municipal está empenhado em torno dos objetivos delineados pelo prefeito Robério Oliveira neste sentido.
Superintendente (E) e Coordenadora: suporte técnico ao trabalho
FORMAR CIDADÃOS – O destaque do planejamento das ações para 2017, como frisou a Secretária, impõe-se ítem imperativo para o sucesso do alunado e para os docentes, tendo em vista a normatização que exige o estabelecimento de objetivos para cada escola, com seu projeto pedagógico específico, onde o professor é sujeito desse processo político-pedagógico. Daí porque a prioridade aos encontros periódicos previstos para este ano entre professores, demais gestores da educação e comunidade, o que deve acontecer no decorrer do ano letivo, observa a Superintendente Cláudia Berdague.
A importância política da escola foi explicitada pela Coordenadora Avilmara Brito, fortalecendo ainda mais as observações da Secretária e da Superintendente. Ela destaca que o projeto pedagógico é também político, porquanto é proposta oriunda de uma vontade administrativa, que envolve toda a comunidade, os pais de alunos os professores e demais atores sociais. A coordenadora arremata que “um dos nossos objetivos, Secretaria de Educação, professores e pais de alunos, é formar cidadãos críticos, atuantes e participativos, melhorando a cada dia a qualidade destes cidadãos”.
Fonte: Ascom/Educação – Lourival Jacome