Goleiro baiano da Associação Surdos Pebas Futsal é convocado para integrar a Seleção Brasileira de Futsal de Surdos
Todo atleta sonha em representar seu país em alguma modalidade. Everton Carpegiane, 31 anos, goleiro e natural de Pilão Arcado, município da região norte da Bahia, tornará os desejos realidade com sua convocado para a Seleção Brasileira de Futsal de Surdos. O baiano irá representar o estado na 6ª edição dos Jogos Pan-Americanos de Surdos, que acontece entre os dias 10 a 17 de novembro em Canoas, Rio Grande do Sul (RS).
Há oito anos, Everton mora em Parauapebas, cidade do Pará, e vem sendo um grande destaque como goleiro e capitão da Associação Surdos Pebas Futsal, estando entre os melhores do seu time.
“Tornou-se realidade um sonho que tenho desde quando era criança. Sempre fui em busca dos meus sonhos, e este sempre foi um dos principais. Não tenho palavras para descrever este momento. Feliz demais e orgulhoso por fazer parte da Seleção Brasileira de surdos de futsal. Vou fazer o melhor por vocês. Vamos em busca desse título, Brasil”, afirma Everton Carpegiane.
No mês de maio, a Associação Surdos Pebas, time que o atleta faz parte, conquistou o título do 10° Campeonato Nacional de Futsal de Surdos, realizado na cidade Parauapebas, Pará. O time disputou a final contra o Sinop (MT) e ganhou por 8 a 4.
“Essa é a minha primeira convocação para a Seleção Brasileira de surdos de futsal para a disputa do Pan-Americano em Canoas. Tenho vontade de ganhar um título pela seleção por que é meu sonho. Vou fazer o melhor por vocês”, completa o goleiro.
6º Jogos Pan-Americanos de Surdos em 2024
O Comitê Desportivo Pan-Americano para Surdos (COPANDIS) foi fundado em 8 de dezembro de 1971, em Bueno Aires (Argentina) e chega em sua 6ª edição neste ano.
Entre os anos de 1975 a 1994, a organização esteve inativa, quando o vice-presidente da CISS, John M. Lovett e a secretária Donalda Ammons se reuniram com representantes de quatro países e restabeleceram a organização sob o nome de Esportes Pan-Americanos para Surdos (PANMDES).
A primeira edição do evento ocorreu em 1975, na Venezuela, e sua 2ª edição só aconteceu após 24 anos, em Cuba (1999). Neste ano, os jogos serão realizados no Brasil, em Canoas, Rio Grande do Sul (RS).
Ao todo, serão 12 modalidades disputadas (masculino e feminino), sendo elas: futsal, xadrez, basquete 3×3, vôlei, atletismo, badmínton, tênis, futebol, karatê, natação, tênis de mesa e taekwondo.
Fonte: ibahia.com/