Trinta e duas aldeias do Extremo Sul baiano foram beneficiadas pela ação. A iniciativa, que é parte do programa “Educação é Vida”, é realizada pela Veracel há 15 anos, com o objetivo de incentivar o estudo e evitar a evasão escolar
A Veracel Celulose acaba de concluir a doação de 5,2 mil kits escolares para 32 comunidades indígenas da região Sul da Bahia, onde vivem cerca de 22 mil pessoas. A iniciativa reforça o compromisso da empresa com as comunidades locais.
Os kits contêm itens escolares, como caderno, lápis, caneta e régua. As doações foram feitas para mais de 5 mil alunos e 247 professores de comunidades tradicionais que vivem no entorno da área de operação da Veracel. “Essa medida tem papel fundamental para a redução da evasão escolar e incentiva a formação educacional dos indígenas da região”, afirma Alexandre Campbell, gerente de Responsabilidade e Comunicação da Veracel.
A iniciativa faz parte do programa “Educação é Vida”, realizado pela Veracel desde 2009. Essa frente de ação tem como objetivo fortalecer a educação, tanto pela entrega de materiais, quanto com a construção e a reforma de salas de aula e escolas. “O projeto ‘Educação é Vida’ foi desenvolvido de forma estratégica e está diretamente vinculado ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 4, da Organização das Nações Unidas (ONU), que busca assegurar educação inclusiva de qualidade. “Com as ações do programa, contribuímos para o sucesso do aprendizado dos estudantes das comunidades indígenas”, comenta Alexandre.
Preservação da cultura indígena
A Veracel também apoia as comunidades tradicionais da região com outras iniciativas. Patrocina, por exemplo, eventos culturais e esportivos, como o Aragwaksã, tradicional festa da etnia Pataxó realizada há mais de 20 anos, além dos Jogos Indígenas Pataxó. A companhia participa ainda de reuniões de conselho de caciques, como parte de seu foco no diálogo com os grupos tradicionais da região.
Sobre a Veracel
A Veracel Celulose é uma empresa de bioeconomia brasileira que integra operações florestais, industriais e de logística, que resultam em uma produção anual média de 1,1 milhão de toneladas de celulose, gerando mais de 3,2 mil empregos próprios e de terceiros, na região da Costa do Descobrimento, sul da Bahia e no Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais. Além da geração de empregos, renda e tributos, a Veracel é protagonista em iniciativas socioambientais no território. A consultoria Great Place to Work (GPTW) validou a Veracel como uma das melhores empresas para trabalhar no Brasil pelo 6º ano consecutivo.
Além dos mais de 100 mil hectares de área protegida ambientalmente, é guardiã da maior Reserva Particular do Patrimônio Natural de Mata Atlântica do Nordeste brasileiro.
Fonte: Ascom Veracel Celulose