O longa-metragem “Axé: Canto do Povo de um Lugar” convida a uma viagem de trio elétrico percorrendo as origens e a evolução do Axé Music – gênero musical brasileiro que conquistou o mundo. O documentário terá estreia nacional no dia 19 de janeiro, em mais de 40 cinemas, e marca o début do diretor Chico Kertész nas telonas, tendo como marca o compromisso com a veracidade dos fatos e a pesquisa de imagens que mostram o sincretismo musical e cultural da Bahia. Em Salvador, o filme entra em cartaz no Cine Glauber Rocha e em salas de cinemas nos shoppings da cidade.
“Acredito muito naquela frase de Bethânia de que “Música é Perfume”, que consegue te levar para outros lugares, assim como o cheiro. É essa a expectativa que eu tenho, que a gente consiga tocar na memória e nas sensações das pessoas”, comenta o diretor.
“Axé: Canto do Povo de um Lugar” reúne entrevistas e imagens de arquivo para revelar detalhes dos elementos que determinaram o nascimento do mais globalizado movimento musical do país e como essa expressão se tornou referência para artistas do mundo todo. O Axé Music gerou e exportou nomes da música como Ivete Sangalo e Daniela Mercury, além de grandes nomes da MPB como Caetano Veloso e Gilberto Gil, e chamou atenção de grandes artistas internacionais como Michael Jackson, Spike Lee e Paul Simon, que vieram à Bahia conferir o ritmo que, por longos anos, dominou a indústria fonográfica.
O documentário conta com depoimentos exclusivos de empresários, produtores, jornalistas e músicos, que comentam o surgimento e a trajetória dos grupos que foram campeões de vendas de discos e de apresentações em shows. Entre eles Araketu, Asa de Águia, Banda Mel, Banda Reflexos, Bell Marques, Chiclete Com Banana, Claudia Leitte, É o Tchan/Gera Samba, Luiz Caldas, Carlinhos Brown, Marcio Vitor, Netinho, Olodum, Ricardo Chaves, Sarajane, Saulo Fernandes, Psirico, Terrasamba, Timbalada e Xandy.
Ficha Técnica
Direção | Roteiro: Chico Kertész
Produção Executiva: Piti Canella
Produção: Macaco Gordo
Fotografia: Rodrigo Maia
Pesquisa: James Martins
Montagem: Denis Ferreira
Trilha Sonora Original: Bob Bastos
Fonte: aratuonline.com.br