Os prefeitos da região não estiveram sorte de encontrar a casa arrumada para iniciar seus trabalhos.
Em Eunápolis o prefeito Robério Oliveira (PSD), iniciou seu mandado em ritmo acelerado, já com maquinas nas ruas, fazendo visitas em unidades de saúde, revitalizando e urbanizando as entradas da cidade.
Já os outros prefeitos da região não estiveram a mesma sorte de encontrar a casa arrumada e iniciar seus trabalhos.
A prefeita de Guaratinga Christine Pinto (PSD), no segundo dia de seu mandato decretou estado de emergência na prefeitura. De acordo com o decreto o caos instalado no município em afronta à Lei de Responsabilidade Fiscal, impossibilitando a tomada de medidas através do rito legal e formal rotineiro estabelecido na legislação, exigindo medidas emergenciais imprescindíveis e inadiáveis, refere também a “inexistência de informações fundamentais para o funcionamento da máquina pública, como acesso ao banco de dados da contabilidade do município, extravio/destruição de processos administrativos relativos a licitações e contratos e a retirada de HDs dos computadores, e tantas outras irregularidades praticadas pelo ex-prefeito com o intuito de inviabilizar a atual gestão”, tendo sido registrado Boletim de Ocorrência junto a Delegacia da Polícia Civil.
Em Itabela o prefeito eleito Luciano Francisquetto (PRB), da mesma forma decretou estado de emergência, alegando que encontrou várias irregularidades que estão impedindo seu início de governo. Mediante a situação Luciano suspendeu atendimento ao público até o dia 03 de fevereiro.
Itagimirim a prefeita Devanir Brillantino (PMDB), também encontrou a prefeitura totalmente sucateada, mas já iniciou alguns trabalhos priorizando a saúde do município que o ex-prefeito deixou abandonada.
Itapebi o prefeito Juarez da Silva Oliveira, mais conhecido como “Peba” (PP), pede calma à população e segue em atividade intensa. Peba declarou que a máquina pública estar totalmente sucateada tornando impossibilitada de seguir com as atividades normais. Os serviços emergenciais como saúde e limpeza pública já está funcionando normalmente.
Santa Cruz de Cabrália o prefeito Agnelo Santos (PSD), mesmo com a situação precária que encontrou a prefeitura, vem trabalhando dia e noite com sua equipe no intuito de prestar os serviços essenciais para a população.