Pelo terceiro quadrimestre consecutivo, a Atenção Primária à Saúde (APS) de Itagimirim aparece em 1º lugar na avaliação do programa Previne Brasil entre as oito cidades da Costa do Descobrimento.
E esse resultado, que é relativo ao 2º quadrimestre de 2023, representa também a maior nota já obtida pelo município, com 9,96, em uma escala que vai de 0 a 10. Vale destacar que a pontuação anterior havia sido de 9,45, o que demonstra os avanços contínuos obtidos no setor.
Além desse número expressivo, Itagimirim bateu as metas esperadas e também alcançou o importante indicador que mede a proporção de mulheres com idade entre 25 a 64 anos atendidas na APS, que realizaram coleta de exame citopatológico (preventivo), para rastreamento do câncer do colo do útero.
Previne Brasil
O Previne Brasil é o modelo de financiamento da Atenção Primária que começou a ser implementado em 2020 e é utilizado atualmente pelo Ministério da Saúde. A cada quatro meses, o programa avalia o desempenho das cidades em relação à APS, com base em sete indicadores relacionados ao pré-natal, saúde da mulher, saúde da criança e doenças crônicas. Os resultados obtidos influenciam os valores que serão repassados aos municípios.
Fonte: Depcom/Itagimirim