Cerca de cem guardas civis municipais de Porto Seguro receberam os certificados do curso de qualificação e capacitação da categoria em uma cerimônia realizada nesta quinta-feira, 29, no auditório do Hotel Eco Bahia, que contou com a participação do Prefeito Jânio Natal, deputado federal Jonga Bacelar, vice-prefeito Paulo Onishi, chefe de gabinete da Setre (Secretaria Estadual de Trabalho, Emprego e Renda) Juremar de Oliveira, secretário municipal de Segurança, Valter Serpa, demais autoridades municipais, vereadores, familiares e comunidade.
Após um curso de 476 horas, ministrado entre os meses de setembro a dezembro de 2022, os guardas passaram pelo módulo final na última semana, após uma capacitação específica sobre Lei Maria da Penha e agora encontram-se ainda mais preparados para atuar nas questões relacionadas a gêneros e também na função que exercem dentro da sociedade de maneira geral. Entre os principais temas abordados na qualificação estão o papel da guarda, espaços públicos, movimentos sociais, atribuições, uso da força, armas de fogos e defesa pessoal, comunicação, informação, tecnologia, entre outros.
O comandante da Guarda Municipal de Porto Seguro, Marcos de Jesus Pereira, destacou a valorização que o Prefeito Jânio Natal vem dando à categoria. “Todos os compromissos assumidos por Jânio com a Guarda estão sendo cumpridos e hoje temos o melhor Plano de Carreira entre as cidades da Bahia, além de todas as condições de trabalho. Essa é a primeira qualificação que fazemos desde que a Guarda foi criada e agradecemos demais ao Prefeito pela valorização e reconhecimento ao nosso trabalho”, destacou.
Já o Prefeito Jânio Natal ressaltou a importância do trabalho da Guarda Municipal no apoio às ações de segurança da cidade, resguardando os espaços públicos e trabalhando em conjunto com a polícia e outros departamentos em prol da ordem na cidade. “Tenho um respeito profundo pela categoria dos guardas municipais e saibam que podem contar comigo sempre, tendo aqui um amigo e um gestor público que reconhece a importância da função que vocês exercem. Não estamos medindo esforços para promover um ambiente apropriado de trabalho e logo logo faremos o concurso público para o cargo de guarda municipal, além de dobrar o efetivo”, completou o gestor.
Fonte: Secom – Porto Seguro