Eunápolis vivencia uma série de avanços no setor de limpeza pública urbana. Com a contratação recente de uma nova empresa de coleta de lixo, a modernização do serviço irá atender as necessidades da população de forma ágil, contínua e eficiente. E para falar sobre o assunto, o secretário de Serviços Públicos, Carlos Alberto Ferreira, e o gestor de Limpeza Pública, Ailton Cardoso, foram os convidados do podcast “Eunápolis Pod+” desta terça-feira (21).
O novo sistema engloba geomonitoramento da frota, caminhões compactadores, roçadeira, varredeira mecânica, instalação de contêineres nas feiras livres, dentre outros recursos. Além disso, a empresa se comprometeu a fazer a pintura de meios-fios, como forma de contrapartida social.
O secretário falou sobre as novidades implantadas no serviço de coleta de lixo. “Tem uma sala de controle para monitorar a rota que os caminhões fazem, não permitindo que o veículo passe duas vezes pela mesma rua, por exemplo, evitando o desperdício de óleo diesel e priorizando a agilidade do processo. Além disso, a empresa também disponibilizou um celular para manter contato com os motoristas durante a execução do serviço”, explicou.
Além de absorver toda mão de obra da empresa antiga, também foram ofertados uniformes e EPIs para os profissionais de limpeza. “Os garis receberam fardamento com faixas reflexivas, que ajuda na identificação do profissional, principalmente no trânsito, reduzindo o perigo de acidentes. Para os garis que atuam na varrição, foi disponibilizada uma vassoura importada da Espanha, que tem duração de cerca de 60 dias, enquanto o instrumento utilizado anteriormente só durava 10 dias”, explicou o gestor de Limpeza Pública.
O secretário e o gestor enfatizaram também a importância da população na manutenção da limpeza pública urbana, principalmente, ao descartar lixo nos locais e horários corretos.
Ascom – Prefeitura de Eunápolis (BA)