Com a presença de gestores (as) escolares, coordenadores (as), professores (as) e demais servidores da Rede Pública Municipal de Ensino de Porto Seguro, foi realizada a abertura da Jornada Pedagógica 2023, com o tema “Movimentando-se! Recompondo as aprendizagens em Rede”, no salão de eventos do Hotel Eco Bahia, localizado na Cidade Histórica, no dia 26/01. Durante a Jornada Pedagógica deste ano, cujo foco principal foi a ambientação dos (as) novos (as) gestores (as) escolares, diversos temas afeitos à educação, como índices, diagnósticos, marcos legais, novas tecnologias e propostas para o setor foram discutidos.
O técnico pedagógico do Núcleo de Formação e Tecnologias – Nufort – da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Patrimônio Histórico – SEDUC -, Alcyone Gilberto de Brito Vieira, conhecido como Professor Help, conduziu o evento. Help ressaltou que Porto Seguro é uma das cidades mais importantes do Brasil, com um vínculo poderoso para a construção da identidade nacional e que a educação é um dos seus principais pilares. “Muitos professores enxergam a Jornada Pedagógica como algo burocrático, mas é um momento de encontro, de compartilhamento de informações, de reflexões e formalização de rumos que foram planejados”.
Responsabilidade dos (as) novos (as) gestores (as)
O supervisor pedagógico da SEDUC, Epaminondas Lima de Souza Barbosa de Castro, informou que 50% das escolas do município não apresentaram candidatos para o pleito da Gestão Democrática, indagando os motivos dessa baixa participação nos processos decisórios das unidades escolares. “Qual o medo de ocupar esses espaços de poder? Alguns dos novos gestores e coordenadores estão nesse espaço de poder pela primeira vez e esse espaço tensiona muito, não é o mesmo da sala de aula. Esse lugar que vocês agora ocupam é diferente. A limpeza da escola, a merenda, a integridade física e psicológica dos alunos passam a ser sua responsabilidade”.
Avanços na Educação municipal
A secretária de Educação, Dilza Reis Saigg, destacou os avanços na educação no município. “Visitamos a cidade de Paulínia (SP), onde foi registrado o melhor IDEB, para conhecer o modelo de alimentação escolar. Nós não temos merenda escolar. Temos café da manhã e almoço nas escolas”, ressaltando que Porto Seguro foi um dos municípios que receberam recursos do Valor Aluno Ano por Resultados – VAAR – porque cumpriu algumas das condicionalidades previstas no Fundeb, entre elas a eleição de gestores (as) escolares e a equalização no processo de aprendizagem de estudantes negros e indígenas.
Fonte: SEDUC/Porto Seguro