A Prefeitura de Porto Seguro informa que até o momento não há confirmação de casos positivos de varíola monkeypox no município. Assim mesmo, a Secretaria Municipal de Saúde mantém vigilância máxima em todo o município e as equipes estão preparadas para identificar, orientar e tomar as providências necessárias no caso de ocorrência de qualquer caso da doença. Quem informa é a Superintendente de Vigilância em Saúde, Valéria Carvalho.
Sobre a ocorrência de um caso suspeito em Arraial d´Ajuda, ela acrescenta que trata-se de um paciente jovem, sem histórico de viagem para locais de incidência da doença ou contato com pessoas contaminadas, que é a principal forma de contágio. Assim mesmo, ele está sendo mantido em isolamento enquanto é aguardado o resultado do exame de laboratório ao qual ele foi submetido. “O quadro de saúde do paciente está evoluindo positivamente e a tendência é que seja um caso negativo, sem necessidade de cuidados hospitalares ou internação”, afirma.
Segundo ela, “a varíola monkeypox é uma doença de baixíssima letalidade, e dificilmente exige hospitalização”. Em caso de suspeita, a orientação é procurar o posto de saúde mais próximo de sua casa. “A Prefeitura está altamente vigilante, o laboratório funcionando a todo vapor e toda a rede de saúde está preparada para receber os pacientes com suspeita. Não há surto da doença em nosso município, nem qualquer motivo para pânico”, enfatiza.
A Superintendente de Vigilância em Saúde informa ainda que os primeiros sintomas da varíola, que é uma doença viral, são semelhantes a uma síndrome gripal, com febre, calafrios, indisposição, além da presença de pústulas, ou bolhas de secreção pelo corpo. Não existe vacina contra a doença, e a forma de prevenir é evitar o contato direto com a secreção e também as aglomerações, já que o contágio pode ser dar também pelo ar. O tratamento é feito à base de medicações para tratamento dos sintomas, quando necessário.
Secretaria Municipal da Saúde
Prefeitura de Porto Seguro