Mais um recorde batido pela gestão da Caixa de Assistência dos Advogados da Bahia (CAAB) nesse novo tempo da advocacia baiana com a realização da primeira edição do Encontro de Delegados CAAB no triênio 2022-2024. Das 36 subseções da OAB-BA no interior do Estado, 34 marcaram presença no evento realizado em Salvador neste sábado (26/06). Conduzido pelo presidente da CAAB, Maurício Leahy, o encontro foi o ponto de partida para a planificação das ações que serão implementadas pela instituição para melhor atender as demandas e expectativas de advogados e advogadas que atuam fora da capital nos próximos três anos levando em conta a humanização, o acolhimento e a ressignificação da advocacia.
Feliz com o resultado do evento, e muito mais pela adesão maciça dos delegados e delegadas, Leahy comemorou. “Um momento muito importante para discutir e compartilhar ideias e projetos, na prática, para toda a advocacia baiana. Um momento em que os delegados e delegadas tomam conhecimento sobre a gestão, sobre o que é a Caixa, quais os projetos que serão tocados ao longo do triênio e isso possibilita que eles entendam a questão do pertencimento, de ser caixista e que vão trabalhar para promover a ampliação dos serviços e benefícios para os colegas. Para que entendam que são os nossos representantes em toda a Bahia, nas subseções e nos municípios a elas integrados”, ressaltou o presidente.
Presente no encontro, a presidente da OAB da Bahia, Daniela Borges, elogiou o evento e a atuação da Caixa de Assistência. “Nesse triênio temos um compromisso que é a OAB da Bahia e a Caixa de Assistência muito alinhadas no propósito de trabalhar em prol de advogados e advogadas. E o trabalho que é feito pelos delegados e delegadas da CAAB é uma das metas da Caixa para o fortalecimento da presença da Ordem no interior da Bahia. Então, esse é um encontro muito importante e que potencializa, ainda mais, o trabalho incrível feito pela CAAB em todo o Estado em prol da advocacia”.
O conselho federal e ex-presidente de CAAB, Luiz Coutinho, compareceu ao evento e também parabenizou a atual diretoria da Caixa. “Me sinto muito feliz em participar desse encontro, um momento em que os delegados são reunidos. O encontro foi embrionado em nossa primeira gestão e deu certo. Um momento em que os colegas passam a se conhecer e a OAB-BA tem essa característica de criar amizades que vão construindo pontes. O trabalho de delegado é voluntarioso, mas é muito gratificante. Nos seis anos em que estive à frente da Caixa foi muito bom ter trabalhado com minha diretoria para servir a advocacia baiana, contando com o apoio de delegados e delegadas. Foi uma experiência muito bacana”, disse Coutinho ressaltando acreditar no sucesso da parceria da OAB-BA e da CAAB, na gestão da presidente Daniela Borges e do presidente Maurício Leahy.
“A expectativa que a gente tem da Caixa é a de que a diretoria do presidente Maurício Leahy fará um trabalho muito bom no triênio 2022-2024. A CAAB tem, de fato, uma grande diretoria, que está coesa e com vontade de trabalhar. Também quero dizer a vocês delegados e delegadas que o Encontro é uma oportunidade para que vocês comecem a realizar um excelente trabalho em prol da advocacia. Até porque, a OAB é uma só e nós precisamos estar unidos. Então, é preciso que o delegado tenha uma comunhão muito grande com o coordenador, com a diretoria da Caixa. Já no âmbito da subseção é importante que seja um promotor do trabalho para toda a advocacia. E eu tenho a convicção que vocês atuarão assim”, falou o também conselheiro federal e ex-presidente da OAB-BA, Fabrício Castro.
Parceiro da CAAB na luta por melhores dias para a advocacia baiana, o presidente da subseção da OAB-BA de Feira de Santana, Raphael Pitombo, esteve no encontro. “Um evento de grande importância, um momento de integração entre os delegados e delegadas da CAAB, das subseções da seccional, com a presença de nossa presidente Daniela Borges, da diretoria da Caixa e de presidentes de subseções o que confirma a aproximação da advocacia que a CAAB promove com esse evento. Avalio como um sucesso de grande satisfação para nossa classe”.
Outro que marcou presença no encontro foi o recém-empossado presidente da subseção da Ordem em Camaçari, Eduardo Requião. “É muito importante entendermos que esse espaço que a CAAB cria ao promover o encontro visa, na verdade, reafirmar o seu compromisso de prestar assistência à advocacia baiana. Seja na capital ou no interior do Estado. É uma grande oportunidade para que os delegados troquem experiências, aprendam mais sobre os serviços e benefício que a instituição oferece e isso é muito bom para advogados e advogadas. Sem esquecer, claro, as premissas que essa nova gestão, capitaneada pelo presidente Maurício Leahy, vai promover para a classe. Então, o encontro é de muitíssima relevância para todos nós”.
“Esse encontro é importantíssimo para unir ainda mais o trabalho da Caixa com o das subseções. Por isso mesmo, fiz questão de vir acompanhado o delegado Jorge Luís porque eu sei o quanto a CAAB tem sido presente na vida de advogados e advogadas no seu dia a dia não só na capital como no interior baiano. E essa assistência tem sido de maneira ímpar. E com Maurício Leahy ela vai se solidificar ainda mais. Espero poder contribuir com esse trabalho tanto como presidente de subseção quanto como advogada, de forma que os colegas conheçam o trabalho desenvolvido pela Caixa”, destacou Gabriela Pita, presidente da subseção de Senhor do Bonfim.
Empossado coordenador estadual dos delegados e delegadas da CAAB, o caixista Ico Oliveira, ex-delegado da subseção de Itabuna, é reverenciado por todos. “É um novo tempo da CAAB, da advocacia baiana, e é muito importante que ocorra essa interatividade entre a diretoria da instituição e os delegados, especialmente aqueles que assumem esse importante cargo pela primeira vez. Fui delegado CAAB e sei que a renovação é uma coisa muito importante e fundamental para que os projetos da Caixa avancem muito mais. É um momento de troca de experiências e para que os que chegam conheçam o que é a Caixa e o seu sistema fantástico e glorificante. E o melhor é que o presidente Maurício e sua diretoria chegam chegando e com determinação para fazer muito pela advocacia baiana”, avalia.
O diretor da instituição, Marcos Bomfim, também gostou do resultado do evento. “O encontro é uma ótima oportunidade para que posamos interagir com os delegados e delegadas, trocando experiências, conhecendo as demandas de cada região e aprendendo sobre as necessidades da advocacia que atua nas diversas regiões da Bahia. Também estreitamos os laços com os colegas das subseções da OAB-BA, dividindo conhecimentos e ideias que ajudem a CAAB a melhorar cada vez mais o acolhimento aos associados”, destacou.
“Acredito que o nosso presidente Maurício Leahy foi muito feliz ao promover esse encontro no início da gestão. A CAAB tem um papel importantíssimo no sistema OAB-BA, principalmente nesse período de pandemia e enchentes em algumas regiões do Estado, com a Caixa dando total assistência a advogadas e advogados vitimados. Em minha região vários colegas foram duramente afetados e a Caixa e a OAB-BA estiveram presentes e lado a lado com eles. Então, esse encontro nos possibilita discutir a CAAB e o papel importante que ela desenvolve e pode desenvolver em prol da advocacia baiana. Parabéns para a diretora da CAAB”, ressaltou a delegada de Teixeira de Freitas, Karine Maia.
Caixista convicta e delegada da subseção de Luís Eduardo Magalhães, Gláucia Cechet disse que não poderia perder o encontro, principalmente para ver de perto os colegas da gestão. “O encontro de delegados, que foi implementado nas gestões do então presidente Luiz Coutinho, é de extrema importância para a advocacia do interior baiano. É um momento de troca de experiências entre os delegados e delegadas e isso tem resultado prático no dia a dia da gestão que entende como agir para acolher os associados nas 36 subseções da OAB-BA. Aproxima essas subseções com a possibilidade de realizar um trabalho conjunto e com resultado proveitoso. Isso favorece a todos, porque dividimos experiência, ideias sugestões e interação”
O novo delegado da CAAB na subseção de Vitória da Conquista, Murilo Araújo, disse que assim que foi empossado agendou o encontro e não o perderia por nada. “A troca de experiência durante o encontro é muito importante e nos possibilita entender melhor a CAAB e os programas que a atual gestão vai colocar em prática em prol da advocacia baiana. Também nos possibilita buscar mecanismos para levarmos para a nossa subseção os programas, projetos, serviços e benefícios que a Caixa oferece atendendo ao associados de nossa região. Viemos a Salvador, fomos muito bem acolhidos e voltaremos com a certeza de que a CAAB estará ao lado das subseções para promover melhoras para o adia a dia da advocacia baiana”, disse.
“Saímos daqui, desse encontro, com um gás para traçar e executar planos em favor dos colegas inscritos em nossa subseção. Essa possibilidade de interação com os delegados e delegadas de outras regiões do Estados é muito importante e enriquecedora. Tive a oportunidade de ouvir experiências de colegas de outras subseções, que já estavam atuando como representes da CAAB, que poderei levar para Valença e sei que isso vai nos ajudar a melhorar o atendimento aos associados de nossa subseção.”, disse a delegada Lara Oliveira, parabenizando a diretoria da CAAB pelo encontro.
Delegada da CAAB na subseção de Feira de Santana, Simone Lopes também entendeu o primeiro encontro da gestão do presidente Maurício Leahy como um novo tempo para advocacia baiana, e, especial do interior do Estado. “Tenho certeza de que o encontro é uma das iniciativas mais fundamentais da CAAB quando pensa em ouvir a advocacia do interior baiano. É uma oportunidade fantástica para trocarmos experiência e sugestões como também para interagirmos e isso é importante para o fortalecimento da classe. Podemos ver como é a realidade de cada subseção, de cada região e isso possibilita promover ações de transformação. Aqui, temos acesso direto à diretoria da CAAB suas diretrizes e planejamento para o triênio. Isso aproxima a diretoria dos delegado e delegadas, muito importante”.
Recém-chegado ao sistema OAB e como delegado da CAAB na subseção de Eunápolis, Orlei dos Santos também elogiou o encontro e está contente com os resultados do evento. “Estou chegando agora ao sistema OAB-BA e o encontro me possibilita conhecer o sistema, a CAAB e suas ações em prol da advocacia, sua diretoria. Saio daqui com informações importantes para apresentar aos colegas do município e região sobre o importante papel da CAAB no sistema da Ordem e o seu acolhimento a advogados e advogadas. O encontro é a primeira porta que abrimos entre a CAAB e os advogados e advogadas do interior do Estado, especialmente para quem chega agora, como eu, no sistema OAB-BA”.
Clécio Max – Texto e fotos
Fonte: caab.org.br