A Apae de Porto Seguro organizou uma importante programação para lembrar a data do 21 de março, quando se comemora o Dia Internacional da Síndrome de Down. Como instituição de referência no atendimento à pessoa com deficiência, a entidade vem procurando criar espaços onde as diferenças sejam reduzidas e sejam abertos diálogos para construção de uma sociedade mais informada sobre Síndrome de Down.
A Prefeitura de Porto Seguro, por meio das superintendências da Infância e Juventude e a de Articulação Comunitária, da Secretaria de Assistência Social, participou deste momento, fortalecendo o movimento na comunidade em prol dessas crianças e seus familiares, no acesso aos seus direitos, avanços pedagógicos, tecnologias em diagnósticos, vínculos socioafetivos e inclusão.
Na programação, palestra esclareceu que a Síndrome de Down é uma condição genética caracterizada pela presença de um cromossomo a mais nas células da pessoa e, por isso, é também chamada de Trissomia do Cromossomo 21. É um acidente genético que ocorre, geralmente, ao acaso, durante a divisão celular do embrião, e sua causa é até o momento desconhecida. No Brasil, estima-se que a incidência seja de uma criança com SD a cada 600 nascimentos.
Ainda teve momento lúdico com monitor da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, além de lanche em momento descontraído, onde os 11 assistidos e suas famílias puderam se divertir bastante.😉
Fonte: Secom – Prefeitura de Porto Seguro