Joel, inventor mineiro dono do perfil Professor Pardal Brasil, está criando uma fama nacional e internacional de gênio da baixa tecnologia. Ele já havia aparecido por aqui com sua bicicleta elétrica de motor de portão. Agora está dando um salto mais ousado, e na direção do passado: acaba de criar e andar com um triciclo com um motor a vapor movido à lenha.
O veículo funciona com um cilindro de gás atuando como caldeira, dentro de tambor de churrasqueira servindo de fornalha. De fato, o Professor Pardal aparece fazendo churrasco dentro do seu motor.
A caldeira é alimentada com água por cima, com garrafas pet (ou o que tiver). Gerado nela, o vapor segue por um sistema de tubos para pistões de gás de amortecedor, convertidos em pistões de vapor como os de uma locomotiva antiga.
“Tudo sucata”, conforme ele falou em outro vídeo, em que os mesmos pistões são usados para criar uma bomba manual de água usando um cilindro de gás como regulador de pressão. Em matéria de segurança, o veículo tem um manômetro (um medidor de pressão), mas não é visível para o motorista.
É gambiarra, e Joel é o primeiro a dizer, mas funciona, como pode ser visto abaixo.
Triciclo a vapor está indo para a versão 2.0
Mesmo com o vídeo tendo viralizado fora do Brasil, Joel não ficou satisfeito com o resultado e está desenvolvendo uma nova versão do triciclo a vapor, agora usando cabeçotes de motor a explosão. Ele mostrou o novo motor, mas ainda não demonstrou o veículo andando com eles, que, ele acredita, será mais potente.
O inventor mineiro revelou seu nome e seu passado recentemente. Apresentando-se apenas como Joel, disse que é de uma cidade do interior de Minas Gerais, tem 39 anos, tem apenas a sexta série e começou sua carreira como marceneiro, depois passando a mecânico de motos. Ele aprende alguns conceitos mais complexos através de amigos, sites e vídeos do YouTube.
E parece estar ficando versado na história da engenharia. Antes do triciclo a vapor, ele havia apresentado um motor a vapor do tipo Stirling, usado em pequenas aplicações como ventiladores no século 19, uma bomba a vapor ao estilo do século 18, e um motor a vapor de Heron de Alexandria, do Egito do século 1, o primeiro da história humana.
Fonte: olhardigital.com.br