Sebrae apresenta movimentação econômica gerada direta e indiretamente pelo evento realizado em Teixeira de Freitas
Em novembro de 2021, Teixeira de Freitas, no Extremo Sul da Bahia, sediou a terceira edição de um dos maiores eventos do agronegócio no estado. Com realização do Sebrae e Sistema Faeb/Senar, a e-Agro trouxe para a região, além do conhecimento através das palestras gratuitas, mais oportunidades para os produtores rurais, como rodadas de negócios e networking.
Mas o número que chama a atenção está na geração de negócios. Um levantamento realizado pelo Sebrae aponta que foram mais de R$ 39 milhões em negócios gerados ao final do evento, com perspectivas positivas para médio e longo prazo. Entretanto, a cidade foi mobilizada desde o pré-evento, pois segundo a rede hoteleira e gastronômica, foi gerada uma movimentação econômica de R$ 700 mil reais, por quem visitou a cidade para participar do e-Agro.
O evento aconteceu, entre os dias 17 e 20, e reuniu 3.255 visitantes ao Parque de Exposições Temóteo Alves Brito. Entretanto, com a possibilidade da realização de um evento híbrido, outros 1.503 participantes acessaram digitalmente a programação transmitida pelo site oficial, entre painéis com renomados especialistas e dinâmicas de tratores, regulagem de máquinas, drones e pulverização.
Foram 88 expositores, dos segmentos de alimentos e bebidas, máquinas e equipamentos, consultoria e software, que apresentaram seus diversos produtos, todos com avaliação bastante satisfatória ao final do e-Agro, como aponta o Net Promoter Score (NPS), metodologia de avaliação que mediu uma porcentagem favorável de 86,7% dos expositores e dos visitantes em 74,4%.
Para Alex Brito, gerente regional do Sebrae em Teixeira de Freitas, os números fazem parte do almejado desde a idealização do evento, mas os resultados conquistados estão além de tudo imaginado. “Foram dias de muito aprendizado, rodadas de negócios, mobilização em todos os segmentos da agropecuária, leilões, fórum e hackathon. Empresas estiveram mais próximas ao consumidor, conversaram com seus clientes. Pequenos e grandes produtores estiveram juntos, buscando melhorias para seus negócios, democraticamente. Momentos que ficarão marcados na história dessa região potente”, comentou o gerente, que parabenizou a todos os envolvidos.
Fonte: Agência Sebrae de Notícias (ASN) Bahia: