Realização do evento fortalece o agronegócio no Extremo Sul da Bahia
O último dia da E-Agro foi marcado por leilões de bezerros premium, palestras, fórum de assistência técnica, dinâmicas, cupping dos cafés finalistas do Concurso Regional Conilon de Qualidade e a aguardada final da disputa Hackathon, além de rodadas de negócios, tanto entre produtores quanto entre expositores e visitantes.
A palestra do auditório principal que abordou o “Circuito Nelore de Qualidade da Carne”, com apresentação presencial dos especialistas Fabio Schuller Medeiros e André Locateli, e de forma online da zootecnista, Liliane Suguisawa, e do vice-presidente da Associação da Confraria da Carcaça Nelore, ShiroNishimura. “O E-Agro conseguiu reunir os melhores conhecedores de cada um dos temas. Trabalhar a tecnologia para o gado nelore traz maior rentabilidade, eficiência e resultado efetivo com o produtor”, explicou André, que é especialista em gestão do Agronegócio e gerente executivo da Associação dos Criadores de Nelore no Brasil.
Os participantes da feira comemoram bons resultados do evento, como é o caso de Stefany Marques, representante da empresa de energia solar Ilumisol. “Viemos com o objetivo de divulgar nossa marca e fazer contatos, mas, ao começar a Feira, nos deparamos com o público já para fechar negócios. Ultrapassamos a marca de R$3 milhões, em orçamentos fechados e muitos projetos em realização”, comemora.
O sucesso da feira também foi destacado por quem visitou o espaço, como o estudante Allef Souza, que elogiou a estrutura. “Destaco a organização no credenciamento, além das atrações diferenciadas, palestras e empresas expositoras”, afirmou o jovem.
O gerente regional do Sebrae, Alex Brito avaliou a e-Agro como bastante positiva. “A feira atendeu todas as expectativas, tivemos a participação do público local, das comitivas de Itapetinga, Ilhéus, Jacobina e demais da região, a presença dos 80 presidentes de sindicatos rurais, 70 estantes, do Conselho Deliberativo e diretoria Sebrae estadual, Faeb/Senar. Trouxemos muita inovação, tecnologia, fomentamos negócios e incentivamos a criação de soluções tecnológicas, através do Hackathon. Todos os objetivos foram alcançados”, comemorou.
Neste sábado (20) aconteceu também o 1º Fórum da Assistência Técnica e Gerencial do Senar/Bahia e apresentação da ronda rural. Entre as dinâmicas realizadas estiveram: Sensores de umidade e transmissão para irrigação e Regulagem de Máquinas. Também fizeram parte da programação do E-Agro a apresentação Associação dos Agricultores e Pecuaristas do Extremo Sul da Bahia (AAPEX), a Cerimônia de Premiação do Concurso Regional Conilon de Qualidade e a grande final o Hackathon.
Hackathon anuncia vencedores
Maratona para desenvolvimento de soluções inovadoras e tecnológicas voltadas para o agro, o Hackathon contou com 50 participantes inscritos, que puderam elaborar e apresentar suas propostas. Ao final das 48h de disputa, os jurados elegeram o vencedor. A solução que alcançou a vitória foi a Infoagro (@infoagro.br), que conecta o produtor ao técnico de manejo de pastagens, de autoria dos jovens Hemerson Bonatto, Felipe Brunelli, João Paulo Pereira, Jefter Silva e Maikon Freitas. Cada integrante da equipe vencedora recebeu um notebook Samsung e incentivos para continuar o trabalho iniciado.
“O mais interessante foi a oportunidade de desenvolver essa ferramenta, mostrar nossa capacidade, superar muitas questões e, além de tudo, poder lucrar com nosso produto”, explicou Hemerson Bonatto.
Agência Sebrae de Notícias (ASN) Bahia: