Novas oportunidades para a comercialização de seus produtos e a geração de emprego e renda para os pequenos agricultores e suas famílias, estão sendo geradas com o incentivo da Prefeitura de Porto Seguro, por meio da Secretaria de Agricultura, para a abertura de novas feiras livres no município. “Muitas vezes o pequeno agricultor sabe plantar, mas não consegue vender sua produção. E nós da prefeitura estamos trazendo esse incentivo”, afirma o secretário de Agricultura, Eriolvaldo Renovato.
De acordo com o secretário, este ano, mais feiras livres estão sendo instaladas em Porto Seguro, nos bairros da Orla Norte – Mundaí e Village, no distrito de Vale Verde e na Tarifa, onde as barracas de vendas de legumes, frutas e verduras voltaram a ser reativadas. Segundo ele, além das feiras maiores que já funcionam bem, mais uma está sendo criada também para atender a comunidade de Sapirara, próximo a Trancoso.
Renovato enfatiza que a prioridade para a utilização das barracas é dos agricultores familiares locais, evitando assim a figura do atravessador. “A área agriculturável do município é muito extensa. O turismo já está consolidado e agora precisamos buscar outras alternativas de emprego e renda. É hora de investir na agricultura familiar, que é responsável por 70% dos alimentos que chegam à nossa mesa”, salienta.
Secom – Prefeitura de Porto Seguro