Um levantamento divulgado na noite deste domingo, 18, mostra que foragidos da Justiça tiveram a primeira parcela do novo auxílio emergencial, que começou a ser pago neste mês, aprovada. De acordo com informações do Fantástico, da TV Globo, dos 11 foragidos citados em uma reportagem divulgada em maio de 2020, 10 tiveram o benefício liberado em 2021, mesmo com as mudanças nas regras de concessão e com a diminuição no número de pessoas contempladas. Quatro deles, inclusive, foram capturados e estão presos.
O Fantástico também pesquisou, aleatoriamente, 10 nomes de foragidos em cada um dos 26 estados e no Distrito Federal. O resultado foi que todos os 270 criminosos consultados aparecem tendo direito a receber o auxílio emergencial deste ano.
Além disso, jovens hackers do interior de São Paulo também receberam o auxílio no lugar de quem precisa. A Polícia Federal (PF) descobriu que um grupo de amigos criou um programa de computador que engana o sistema do Governo Federal. Primeiro, eles conseguiam as informações de pessoas com direito ao auxílio e faziam o cadastro em nome delas. Depois, recebiam indevidamente as parcelas do benefício.
A PF estima que o valor desviado pela quadrilha pode atingir aproximadamente R$ 6 milhões.
Fonte: atarde.com.br