Além do comprometimento do governador da Bahia, Rui Costa, durante videoconferência na última sexta-feira, 05, em destinar seis respiradores (ventiladores) mecânicos e a breve análise de projeto de implantação de mais 20 leitos no Hospital de Tratamento de Covid-19, Centro de Atendimento Eunápolis, a prefeita Cordélia Torres solicitará ao Estado que disponibilize complexo vitamínico, a ser prescrito com orientação médica, para o fortalecimento do sistema imunológico dos eunapolitanos, bem como veicule campanha de conscientização e instale barreiras sanitárias nos municípios do extremo sul.
No início da semana que vem, quando se comemora o Dia Internacional da Mulher, em 08 de março, o pedido seguirá para apreciação do Poder Executivo Estadual, por meio da secretaria de Saúde (Sesab). Diante do cenário de pandemia, a expectativa é de um parecer breve e favorável à solicitação.
O complexo vitamínico é uma junção de vitaminas, como A, C e D, e minerais, como zinco e selênio. Essa combinação auxilia no melhor funcionamento do organismo, principalmente quando associada à dieta balanceada, o que reforça o sistema imunológico e assim ajuda a proteger a população acima dos 60 anos no combate contra o coronavírus. Vale lembrar que essa suplementação deve ser feita sob prescrição médica. Já a proposta das barreiras sanitárias visa combater o avanço e espalhamento do novo coronavírus na região.
Além da proteção do organismo, é preciso ter consciência que a ação de um indivíduo reflete na ação da outra pessoa, disse a prefeita Cordélia Torres. “Por isso, uma campanha publicitária educativa se faz necessária e espero que o governador atenda também a mais esse pedido para Eunápolis, mas que integraria todo o extremo sul”, justificou.
Nucom – Prefeitura de Eunápolis.